Fake News

PL sobre Fake News quer combater a desinformação

Alvo de muitos debates e discussões, o projeto de lei 2.630/2020, aprovado pelo Senado, no dia 30 de junho, é mais um instrumento contra a disseminação de falsas notícias nas redes sociais. A proposta visa aumentar as consequências a quem cria e divulga fakes News e também a quem compartilha, com penas maiores e multas altas.

40,7% dos Fake News desmentidos são divulgados pelo WhatsApp

Este foi o resultado da investigação feita por pesquisadores da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Os acadêmicos, da Ciências da Computação, responsáveis pelo projeto, acreditam que a inclusão, pelo aplicativo, de uma “rede de checagem de fatos para filtrar os conteúdos propagados”, resolve este problema e evita que os usuários se tornem cúmplices de um crime digital.

Uma solução simples, mas de grande importância, que não compromete a privacidade dos usuários, impede a proliferação de mentiras e protege, aqueles que sem checar a veracidade das informações, podem sofrer implicações civis e criminais, já que quem compartilha notícia falsa também é responsabilizado diante da lei.

Aprenda a Detectar Fake News

  1. Desconfie de textos que apelam para compartilhamentos ou que contam histórias “bombásticas”.
  2. Pesquise a notícia no Google, se ela for verdadeira, provavelmente outros sites estarão falando a respeito.
  3. Não confie em informações vagas. Notícias sérias têm fonte, apresentam as versões de todos os envolvidos e o histórico dos fatos.