Estudantes realizam Visitas Técnicas à Estação de Tratamento de Esgoto e Indústria de Cigarro

Visita - Souza CruzEstudantes de diversos Cursos do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) realizaram visitas técnicas, a fim de adquirir, abranger e reforçar conhecimentos. Os Professores Ricardo Moreira de Santos Fonseca e Lorena Bittencourt Guimarães levaram dezenas de alunos à SOUZA CRUZ e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), de Franca/SP, respectivamente.

Os beneficiados que conheceram as dependências da ETE da SABESP foram os alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, acompanhados pela Professora Lorena, no último dia 01 (sábado). Segundo ela, “a Estação é um exemplo para o país, no que diz respeito à sustentabilidade; pois, além de tratar o esgoto, tem o aproveitamento energético do metano para o abastecimento de carros”.

Os estudantes foram apresentados às unidades que compõem a Estação e expostos a todo o processo; desde o esgoto bruto até o afluente, já tratado, lançado no córrego. Eles, também, conheceram os laboratórios, sala de controle e posto de abastecimento de biometano; tudo isso contando com a transparência do operador da SABESP, dedicado a passar aos estudantes a experiência e os problemas enfrentados pela ETE e pelo setor de Saneamento.

Além dessa visita, no último dia 30, quinta-feira, dezenove alunos dos Cursos de Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Sistemas de Informação conheceram as instalações da maior indústria de cigarros da América Latina, a SOUZA CRUZ, em Uberlândia/MG. Organizada pelo Professor Ricardo, a visita objetivou apresentar aos estudantes os processos produtivos e logística integrada; além dos procedimentos sistematizados, em busca da qualidade da Gestão de Sistemas.

Em aproximadamente cinco horas, a Equipe do UNIARAXÁ passou por todos os setores de produção do cigarro, desde o tratamento dado à matéria-prima, até a estocagem do produto finalizado. Para o Professor Ricardo, “a visita deixou nos participantes, uma satisfação muito grande por estarem vivenciando o processo produtivo de perto”. Ele destaca, ainda, que os estudantes conseguiram identificar várias atividades inerentes aos respectivos Cursos e agregaram valor significativo aos seus conhecimentos tácitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito + = 14

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>