Rumo ao Projeto Rondon

projeto rondomTomados de muita expectativa, ansiedade e determinação, os estudantes e professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) que participarão da Operação Parnaíba, do Projeto Rondon, embarcaram, na última quinta-feira (17), rumo ao município de Regeneração (PI). A Equipe de Rondonistas permanecerá na cidade – distante 140 quilômetros da capital Teresina – até o próximo dia 3; e, lá, realizará diversas atividades em prol do desenvolvimento da comunidade local. As ações proporcionarão benefícios permanentes, a partir do conhecimento universitário; capacitando multiplicadores do próprio município; os quais continuarão o trabalho lá desenvolvido.

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com outros Ministérios (Educação, Saúde, Meio Ambiente, entre outros), governos estaduais e municipais e Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil, que enviam às Operações equipes de estudantes e professores de Cursos que estejam dentro dos eixos, propostos para a edição. Nessa edição do Projeto, o UNIARAXÁ atuará na temática do Conjunto B, que abrange as áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Sob a coordenação da Professora Karina da Costa Souza e o acompanhamento do Professor Cristiano Alves, a Equipe de Rondonistas do Centro Universitário de Araxá é composta pelos estudantes: Ana Carolina Mamede Oliveira (Engenharia Civil); Carolina Oliveira Coelho (Administração); Emerson Henrique de Almeida (Engenharia Ambiental e Sanitária); Ernandes Resende da Silva Júnior (Engenharia Civil); Jorge Ferreira Lima Neto (Engenharia Ambiental e Sanitária); Lucas Caetano da Silva (Engenharia Mecânica); Raissa Kétura da Silva (Engenharia Civil); e, David Silva Alexandre (Engenharia Ambiental e Sanitária).

De acordo com a Professora Karina, o interesse pelas atividades que serão realizadas pela Equipe é significativo. “Esperamos um público bem diverso nas atividades; desde representantes da comunidade em geral a agentes da Prefeitura da cidade, que serão os responsáveis por repassar todo o conhecimento após o Projeto. Temos mais de 700 inscritos nas oficinas; o que demonstra o grande interesse da população em aprender conosco. Esse interesse havia sido sinalizado já na viagem precursora do Projeto Rondon; provando o quanto o município está à procura de melhorias”, conta.

Dentre as atividades preparadas pelos estudantes araxaenses está a capacitação da comunidade local para a construção de fossa séptica, a construção de um sistema de captação de água da chuva, a implantação de um plano municipal de saneamento básico e a coleta seletiva; além do

monitoramento da qualidade da água do município. A população poderá, ainda, aprender como se destacar no mercado de trabalho, desenvolver um plano de negócios e produzir sabão artesanal, a partir da reciclagem do óleo de cozinha. Nas escolas, os Rondonistas realizarão oficinas sobre plantio de hortas, além de gincanas sobre Educação Ambiental. Palestras sobre Educação no Trânsito, também, fazem parte do cronograma de atividades.

Destaque especial para o Festival Multicultural de Regeneração. No evento, os Rondonistas araxaenses realizarão a degustação de produtos da Terra de Beja; como doces e queijos variados. Não faltará, ainda, o famoso pão de queijo mineiro. Fechando com chave de ouro a participação no Festival, a Equipe encenará um casamento caipira – tradicional nas festividades juninas de nossa região. Em outro momento, está previsto, também, um sarau com músicas típicas de Minas Gerais.

Segundo o aluno David Alexandre, a expectativa por novos conhecimentos e troca de experiências é grande. “Esperamos ter muito trabalho e que todos se envolvam. A intenção é aplicar tudo o que foi planejado; e, por meio dos conhecimentos adquiridos no UNIARAXÁ, contribuir com a comunidade de Regeneração. Temos grandes expectativas, também, na troca de experiências; aprendendo com a população local, conhecendo uma nova cultura; inclusive com a outra Equipe que estará conosco na Operação Parnaíba, que é da cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul”, diz.

Dentro da programação do Projeto Rondon, o UNIARAXÁ e a UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta) foram escolhidos para fazer o encerramento do Projeto. As duas Instituições de Ensino farão uma socialização às demais Equipes participantes do Rondon, baseada no trabalho realizado em Regeneração. O encerramento dessa edição do Projeto Rondon acontecerá na capital Teresina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 2 = dezoito

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>