HUMOR: Leia 11 citações memoráveis do FGTS em livros clássicos

FGTS-1Livros, livros, livros. Ah, os livros! Além de excelentes válvulas de escape para quando começa uma nova temporada do Big Brother Brasil, eles podem dizer muito sobre a nossa realidade. Isso vale mesmo para obras antigas, aparentemente distantes da vida moderna. Tome como exemplo o FGTS, nosso querido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Os brasileiros estão alvoroçados para receber o dinheiro que está em contas inativas do fundo. O saque será feito mensalmente, de acordo com a data de aniversário do solicitante. A intenção do Governo Federal é movimentar a economia. Você sabia, porém, que vários autores citaram esse direito trabalhista em suas obras?

Separamos algumas passagens a seguir:

Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez

“Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aurélio Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou para conferir o saldo do FGTS na Caixa Econômica Federal.”

1984 – George Orwell

“Guerra é Paz
Liberdade é Escravidão
Ignorância é Força
FGTS é Investimento”

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o saldo do meu FGTS.”

Orgulho, Preconceito e FGTS – Jane Austen

“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de um belo saldo no FGTS deve estar necessitando de uma esposa.”

On the Road – Jack Kerouac

“Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejosas de todo o saldo do FGTS ao mesmo tempo, que nunca bocejam ou dizem uma coisa corriqueira, mas queimam, queimam, queimam.”

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupery

“O saldo do FGTS é invisível aos olhos, e só se vê bem quando o site da Caixa Econômica Federal está no ar.”

Os Sofrimentos do Jovem Werther – Goethe

“É uma coisa bastante uniforme a espécie humana. Boa parte dela passa seus dias trabalhando para viver, e o poucochinho de tempo livre que lhe resta pesa-lhe tanto que busca todos os meios possíveis para sacar seu FGTS. Oh, destino dos homens!”

Lolita – Vladimir Nabokov

“FGTS, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. F-G-T-S: a ponta da língua descendo em quatro saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no quarto, contra os dentes. F. G. T. S.”

A Metamorfose – Franz Kafka

“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intran­quilos em que perdia todo o saldo do seu FGTS, em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso.”

Moby Dick – Herman Melville

“Chamem-me simplesmente Ismael. Aqui há uns anos não me peçam para ser mais preciso —, tendo-me dado conta de que o meu porta-moedas estava quase vazio, decidi sacar o saldo do meu FGTS, ou seja, aventurar-me de novo pelas vastas planícies financeiras do Mundo.”

50 Tons de Cinza – E. L. James

“- Eu tenho gostos peculiares, você não entenderia.
– Então me mostre.
– Não vou sacar o FGTS, estou satisfeito com o rendimento atual”

Você lembra de mais alguma citação clássica ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço? Deixe nos comentários ali embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


nove × = 45

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>