Tri Ciclo Espetáculos completa seis anos e exibe Bonequinha Preta

Foto: Instantes Fotografia

Foto: Instantes Fotografia

Realizar atividades culturais em Araxá e região. Esse é um dos propósitos do projeto Tri Ciclo Espetáculos idealizado pelas experientes em cultura Lívia Ferolla e Cynthia Verçosa. O início foi em agosto de 2011 onde as cidades de Araxá e Uberaba receberam 16 apresentações de música erudita e instrumental, dança, teatro e circo de forma gratuita em pontos estratégicos para o público, como praças e centros culturais. Essa aproximação com a plateia é outro ponto forte do projeto que está na sexta edição.

Desde então, a cada temporada cultural, o projeto congratula municípios onde patrocinadores, apoiadores e colaboradores integram uma equipe de profissionais da cultura para a realização de espetáculos, oficinas e palestras. Realizado através da lei federal de incentivo à cultura, a Lei Rouanet.

“O projeto TRI CICLO surgiu a partir de uma demanda da região em projetos culturais que promovem a acessibilidade e democratização à manifestações culturais de qualidade e que oportunizem a formação cultural da região incluindo-a na rota das grandes produções culturais do país”, relata Lívia Ferolla.

Durante todo esse período artistas de várias partes do Brasil e de outros países também estimularam a formação do público, que a cada apresentação teve uma oportunidade de ouvir, ver e aprender com eles. Esse intercâmbio de experiências só acontece devido a parcerias de empresas de Araxá, Uberaba, Sacramento, Salitre de Minas, que patrocinam a iniciativa. Até o momento 60 grupos de diferentes áreas culturais demonstraram o que tem de melhor para o público.

E de agosto de 2011 até setembro de 2015 foram mais de 80 mil espectadores no Tri Ciclo. E nos dias 1º e 2 de julho de 2016 o projeto continua com apresentação da peça Bonequinha Preta, em Araxá. Diretamente de Belo Horizonte o “Quintal da Guegué” retrata um clássico da literatura infantil, escrito por Alaíde Lisboa de Oliveira. “Bonequinha Preta” conta a história de uma boneca que mesmo advertida pela menina Mariazinha a ficar bem quietinha, cai da janela ao tentar ver o gato que passava pela rua. A história é contada de um jeito bem humorado e musical, onde as crianças participam ativamente da cena.

“O espetáculo é todo permeado por histórias cantadas, brincadeiras musicais autorais e recolhidas da cultura popular infantil. Utilizamos bonecos e adereços em diversas situações cênicas. Bonequinha Preta convida a plateia a participar ativamente transformando o espetáculo numa celebração à alegria”, declara a atriz Gledes Gualberto, a Guegué.

ASCOM TRI CICLO ESPETÁCULOS

Janaína Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


2 + nove =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>