CURIOSIDADE: Você imagina a velocidade que estamos viajando no Universo?

velocidade-universoVivemos nossa vida, vivendo dia após dia, e não nos damos conta de que estamos nos movimento à uma velocidade absurda neste Universo!

A verdade é que a Terra gira a quase 1,7 mil quilômetros por hora sobre o próprio eixo — sem falar que o nosso mundo também está orbitando ao redor do Sol. Já o sistema solar está se deslocando no interior da Via Láctea — e a nossa galáxia, por sua vez, está se movendo pelo universo! Você consegue imaginar a velocidade combinada de tudo isso?

Tudo é uma questão de referência

Em realidade, nós não sentimos que estamos rodopiando tão depressa por conta da própria natureza do movimento. De acordo com um interessante vídeo do pessoal do portal Business Insider, a velocidade não é uma grandeza absoluta, mas sim relativa — e isso significa que, para medir o quão rápido um corpo está se movendo, é necessário usar outro objeto como referência.

Imagine que você está viajando de carro a 80 quilômetros por hora. Se você vedar as janelas e apenas ver o que existe no interior do veículo, você não vai notar a velocidade com a qual está se deslocando. Para isso, você precisaria olhar para o exterior. A mesma coisa acontece na Terra, ou seja, como todo mundo e tudo o que exista na superfície está se movendo na mesma velocidade, a impressão que temos é que não saímos do lugar.

Entretanto, como você sabe, a Terra leva cerca de 24 horas para completar uma volta sobre o próprio eixo, o que significa que, na altura da Linha do Equador, a velocidade de deslocamento é de perto de 1,7 mil km/h — conforme já explicamos no começo da matéria. Aliás, é a partir daqui que as coisas ficam realmente interessantes!

Se levarmos em consideração que o nosso planeta leva 365,24 dia para completar uma órbita ao redor do Sol — trajeto equivalente a aproximadamente 940 milhões de quilômetros —, é possível estimar que a Terra está viajando a cerca de 107,3 mil de km/h ao redor da estrela. Além disso, não podemos nos esquecer de que o sistema solar não se encontra paradinho no interior da Via Láctea.

Correndo pelo cosmos

O nosso “astro-rei” também está se deslocando — e nos arrastando com ele — a mais de 69 mil km/h próximo ao centro da Via Láctea e, ao mesmo tempo, a estrela está se movendo em direção ascendente com respeito ao plano da galáxia a mais de 25 mil km/h. E isso não é tudo!

O Sol completa uma órbita na Via Láctea a cada 225 milhões de anos — viajando a mais de 777 mil de km/h. Somando tudo, nós, terráqueos, estamos nos deslocando com o sistema solar pela galáxia a astronômicos 871.781 km/h! E isso que ainda tem a velocidade com a qual a Via Láctea está perambulando pelo universo.

De acordo com o vídeo, a velocidade da nossa galáxia com respeito à radiação cósmica de fundo — ou seja, radiação eletromagnética da época do Big Bang e que preenche o universo — é de pouco mais de incríveis 581 quilômetros por segundo.

Assim, considerando que a Terra está girando sobre o próprio eixo e está se movendo ao redor do Sol que, por sua vez, está girando ao redor da galáxia, que está zunindo pelo universo, nós estamos nos deslocando a uma velocidade combinada de quase 850 quilômetros por segundo através do cosmos.

ORIGINALMENTE EM AH DÚVIDO

Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>