Quase Pecado

O sujeito vai se confessar.

— Seu padre, eu quase tive um caso com uma mulher!
— Como assim “quase” teve um caso, meu filho?
— É que nós fomos para um motel, ficamos pelados e eu fiquei esfregando o meu negócio, no negócio dela, mas não… Como é que eu vou dizer… Não enfiei…
— Esfregar é a mesma coisa que enfiar, filho. Reze dez ave-marias, dez pais-nossos e deposite dez reais na caixinha da igreja.
O sujeito vai até o altar, ajoelha-se e reza. Pouco depois levanta-se, tira dez reais do bolso e esfrega na caixinha de esmolas.
Já está na porta quando o padre o alcança.
— Ei, você não colocou o dinheiro na caixinha!
— Ué, o senhor não disse que esfregar é a mesma coisa que enfiar?

Desgosto de Filho

No dia em que o Joãozinho está completando 12 anos, seu pai lhe faz a seguinte pergunta:

— Meu filho, você sabe como nascem os bebês?

O menino assustado, responde prontamente:
— Não quero saber! Prometa que não vai me contar, pai.

O pai, fica todo confuso, não se conforma e pergunta:
— Mas por que você não quer saber, Joãozinho?

E o menino soluçando muito, responde:
— Quando eu fiz seis anos me contaram que não existe coelho da Páscoa, aos oito eu descobri que não existem fadas-madrinhas, sereias e nem o Saci Pererê. Quando fiz dez, fiquei sabendo que o Papai Noel é você. Se agora eu descobrir que os adultos não trepam, não vejo mais razão para continuar vivendo!

Cemig é líder global em gestão sustentável da água

UHE Tres Marias e importante para os multiplos usuarios da agua da regiaoSer uma empresa reconhecida por sua excelência em sustentabilidade. Esse é um dos principais objetivos da Cemig, que tem sido destacado por premiações internacionais. Pouco depois de ser eleita uma das 20 empresas mais sustentáveis do mundo, a companhia foi reconhecida, pela primeira vez, como líder global em gestão sustentável da água, integrando a Lista A do CDP Segurança Hídrica, sendo a única empresa do setor elétrico da América Latina a alcançar essa pontuação. Water security (ou, em tradução literal, segurança hídrica) representa a disponibilidade confiável de uma quantidade e qualidade aceitável de água para a saúde, meios de subsistência e produção, juntamente com um nível aceitável de riscos relacionados à água.

Nessa premiação, a Cemig foi destacada  pelo gerenciamento sustentável dos recursos hídricos, com base nos dados enviados pela empresa por meio do questionário de segurança hídrica do CDP – 2019. A companhia é uma das poucas empresas de alto desempenho dentre as milhares que foram analisadas. Apenas 71 empresas de vários segmentos de negócios integram a lista A, e, no Brasil, somente outras duas empresas receberam o reconhecimento: Braskem e Klabin.

Para o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, a inclusão na Lista A do CDP é um reconhecimento da excelência nos processos de monitoramento climatológico, monitoramento da água, gestão segura dos reservatórios e relacionamentos com as partes interessadas

“Um dos nossos principais compromissos é com a sustentabilidade. A Cemig possui um processo de excelência na gestão de suas usinas e esse reconhecimento significa que não apenas estamos garantindo a receita da empresa nos empreendimentos de geração hidrelétrica, mas também atuando de forma sustentável para as comunidades que dependem desse recurso para abastecimento humano e para a produção econômica”, afirma.

O diretor da Cemig Geração e Transmissão, Paulo Mota, destacou a importância que a qualidade da água tem para os negócios da companhia.  “Água é o recurso estratégico do qual o negócio da Cemig depende, já que quase 97% da energia elétrica gerada é proveniente de usinas e centrais hidrelétricas. A empresa reconhece seu papel na conservação desse recurso e, por isso, fazemos um intensivo e apurado controle da água para a produção de energia elétrica”, explica.

O parque gerador da Cemig possui 80 usinas hidrelétricas  e tem capacidade instalada de 5,9 megawatts.

Usinas foram importantes para abastecimento de água

A atuação da Usinas de Três Marias e da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rio de Pedras, em Itabirito, para garantir o abastecimento de água da população foi destaque no questionário. Três Marias é importante para garantir o uso múltiplo da água e garantir o abastecimento para cidades abaixo da usina e também para o Projeto Jaíba.

Já a PCH Rio de Pedras foi importante em um momento de crise hídrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em 2018, devido à estiagem prolongada na bacia do Rio das Velhas, o abastecimento de 50% da população da RMBH foi comprometido. Por isso, foi criado um Grupo Gestor de Vazão Alto Rio das Velhas que propôs e executou a gestão e a operação integrada dos reservatórios do rio, entre eles da PCH Rio de Pedras, com o objetivo de preservar os estoques de água da estação de tratamento que atende a região.

Metodologia do CDP Segurança Hídrica

O processo anual de divulgação e pontuação ambiental do CDP é amplamente reconhecido como o padrão-ouro de transparência ambiental corporativa. Em 2019, mais de 525 investidores com mais de US$ 96 trilhões em ativos e 125 grandes compradores com US$ 3,6 trilhões em contratos solicitaram às empresas que divulguem dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais através da plataforma do CDP, e mais de 8.400 empresas responderam.

Uma metodologia detalhada e independente é usada pelo CDP para avaliar essas empresas, alocando uma pontuação de A a D – com base na abrangência da divulgação, conscientização e gerenciamento de riscos ambientais e demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como estabelecer metas e objetivos ambiciosos. Aqueles que não divulgam ou fornecem informações insuficientes são marcados com um F. Mais informações neste link.

Sobre o CDP

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais. Nos últimos 15 anos, o trabalho do CDP contribuiu para ajudar as empresas a identificarem os riscos e oportunidades relacionados à mudança climática e segurança hídrica e viabilizou iniciativas de engajamento com fornecedores, além de disponibilizar os dados corporativos sobre as mudanças climáticas para o mercado.

As empresas que divulgam suas informações nos questionários CDP são consideradas pelos investidores como empresas transparentes e que são capazes de gerenciar estrategicamente seus riscos ambientais.