Fliaraxá tem programação especial para a criançada

TamanduelSarau, contação de história, música, teatro e conversa com escritores. Tudo isso está na programação infantojuvenil do Fliaraxá 2019. Ela foi pensada pelo escritor, tradutor e jornalista Leo Cunha que, pela terceira vez, é o curador da programação voltada para as crianças e jovens.

Leo Cunha já publicou mais de 50 livros infantis e juvenis, além de cinco livros de crônicas e traduções. Para ele, ser curador da programação infantojuvenil é um trabalho prazeroso e desafiador, pois a intenção é sempre trazer novidades para o evento e retomar o que vem dando certo ao longo dos anos.

A programação inclui o Pré-Fliaraxá, que acontece de 10 a 18 de junho. Alunos de escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá estão aproveitando bate-papos com autores, contação de história e outras atividades. “E teremos também autores de literatura infantil conversando com professores, pais e demais interessados, sobre temas importantes como leitura, fantasia, imaginação e contos”, diz Leo Cunha.

Os convidados para esta edição foram cuidadosamente selecionados pelo curador. “Eu escolhi autores importantes e premiados da nossa literatura infantil”, diz. Um deles é Alexandre Rampazo, que acabou de receber o Troféu Monteiro Lobato de literatura infantil e o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Tem também Luiz Antônio, autor com mais de 100 obras publicadas, e Pedro Bandeira, recordista de vendas. Outro destaque é Ala Mitchell, autor de livros espíritas com a Turma da Mônica, que tratam temas universais como, a cidadania, o respeito e o amor.

A programação terá ainda histórias com a booktuber Fernanda Oliveira, a Fê Feliz. Ela é autora de vários livros infantis, destacando-se a coleção de livros/cds Zoic e tem um canal de sucesso no youtube. Sarau do Tamanduel e Grupo Fratelo vão animar o público com teatro de linguagem popular, repleto de musicalidade, cores e humor.

Lucrécia Leite, contadora de histórias oficial da Livraria Leitura, e Marco Haurélio, poeta que ministra oficinas sobre o cordel e temas relativos à cultura popular brasileira também estão na programação. Une-se a eles Marina Colasanti, premiada escritora com mais de mais de 30 livros, entre histórias voltadas para o público infantil e enredos direcionados aos adultos.

Confira a programação:

 Quarta-feira, 19 de junho

08:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

09:00 – Histórias com Fê Liz

09:30 – Bate-papo com o autor Luiz Antonio Aguiar – Mediação Leo Cunha

14:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

14:00 – Histórias com Lucrécia Leite

15:30 Bate-papo com o autor Pedro Bandeira – Mediação Fê Liz

 Quinta-feira, 20 de junho

11:00 – Histórias com Lucrécia Leite

13:00 – Histórias com Fê Liz

15:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo & Contadores do Núcleo de Incentivo à Leitura da SME com peça A Agulha e a Linha, do Machado de Assis.

16:00 – Fantasia e Imaginação – Pedro Bandeira

18:00 – Como encantar o leitor jovem com Machado de Assis – Luiz Antonio Aguiar

Sexta-feira, 21 de junho

11:00 – Histórias com Lucrécia Leite

13:00 – Histórias com Fê Liz

15:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo & Contadores do Núcleo de Incentivo à Leitura da SME com peça A Agulha e a Linha, do Machado de Assis.

16:00 – Promoção da leitura – Fê Liz

18:00 – Conto popular: heróis, risos e maravilhas – Marco Haurélio

 Sábado, 22 de junho

09:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

11:00 – Histórias com Lucrécia Leite

14:00 – Histórias com Fê Liz

15:00 – Poesia, cordel e imaginação – Marco Haurélio

16:00 – Ala Mitchell e a criação de roteiros para a Turma da Mônica – Ala Mitchell

17:00 – O afeto e a imaginação na literatura infantil – Leo Cunha

 Domingo, 23 de junho

11:00 – Conto e reconto: tradição e invenção – Marina Colasanti, Marco Haurélio e Leo Cunha

12:00 – Histórias com Fê Liz

13:00 – Sarau do Tamanduel  – Salatiel Silva e Grupo Fratelo

14:30 – Histórias com Lucrécia Leite

VIII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

No feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, o Festival leva para Araxá programação gratuita de debates, lançamentos de livros, palestras, música e gastronomia. Entre os convidados estão Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Alice Ruiz, Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Edney Silvestre,  Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Marco Lucchesi, Pedro Bandeira, Clóvis de Barros Filho, Conceição Evaristo e o ator Thiago Lacerda, que fará leituras. O tema desta 8a edição do Fliaraxá é  “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá onde mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura.

Serviço: VIII Fliaraxá – Festival Literário de Araxá

De 19 a 23 de junho de 2019
Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG
Informações: www.fliaraxa.com.br - info@fliaraxa.com.br
Redes Socias:
facebook.com/fliaraxa
Instagram – @fliaraxa
Twitter – @fliaraxa