Pré -Fliaraxá realiza atividades e lança o Prêmio de Redação 2019

fliaraxaNa próxima semana, de 2 a 5 de abril, terça a sexta-feira, acontecerão bate-papos, roda de leitura e contação de histórias dentro das atividades do Pré-Fliaraxá, que tem por objetivo preparar a cidade para receber o Festival Literário de Araxá, que acontecerá em junho. Na programação também está o lançamento da edição de 2019 do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, concurso realizado pelo Fliaraxá, destinado aos estudantes das escolas públicas e particulares de ensino médio e fundamental de Araxá. Todas as atividades são gratuitas. 

No dia 2 de abril, terça-feira, às 19h30, haverá bate-papo com o gestor Pierre André Ruprecht, diretor-executivo da Associação Paulista de Bibliotecas e Leituras (SP Leituras), para falar sobre o tema “O Papel da Biblioteca Pública na Atualidade”. A mediação será feita pelo jornalista César Campos. O evento acontecerá no Salão do Tribunal do Júri no UniAraxá, na Av. Min. Olavo Drummond, 05, São Geraldo/Araxá.

No dia 3 de abril, quarta-feira, às 15h, ocorrerá Roda de Leitura Virtual, com os curadores locais do Fliaraxá, os escritores Rodrigo Feres, Rafael Nolli e Luiz Humberto França. No evento, eles irão conversarão pela internet com os leitores e contarão detalhes sobre os preparativos para o Fliaraxá 2019 e as novidades desta edição. Levando em conta o tema do festival, “Literatura, Leitura e Imaginação”,  irão destacar a grade da programação local, que terá como patrona Maria Santos Teixeira. Quem não puder ir até o local, poderá assistir pelas redes sociais e interagir com os curadores por meio do Instagram da Livraria Nobel Araxá no endereço web: @nobelaraxa. A mediação será feita pela livreira Talita Tavares. A Livraria Nobel fica na Rua Dom José Gaspar 267, Centro/Araxá. 

No dia 4 de abril, quinta-feira, às 19h30, haverá bate-papo com o escritor Leo Cunha, curador da programação infantil do Fliaraxá. No evento, o premiado escritor infanto-juvenil, autor de mais de 60 livros vai falar sobre o tema “A literatura infantil no Fliaraxá: poesia, humor e imaginação”. O autor também abordará sobre o seu processo de criação e do cenário atual da literatura para crianças. No encontro também acontecerá o lançamento da edição 2019 do Prêmio de Redação Maria Amália Dumont, que tem por objetivo revelar novos talentos, promover a literatura nacional e incentivar o hábito da leitura. Na oportunidade, será apresentado o tema da redação “Leitura e Imaginação” e distribuídos o regulamento, a folha de redação e o termo de autorização. O evento será no Auditório da Associação Comercial (Acia), na Avenida Getúlio Vargas, 365, Bairro Centro/ Araxá. 

E na sexta-feira, dia 5 de abril, às 14h, o grupo Semeando Histórias desembarca na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE), uma das entidades mais antigas de Araxá. A instituição realiza diversos atendimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social. O objetivo do encontro é tornar o dia das crianças e adolescentes mais divertido com brincadeiras e contação de histórias de livros clássicos de autores nacionais. A APAE fica na Avenida Imbiara, 1.920, Bairro Sagrada Família/ Araxá. 

Sobre o VIII Fliaraxá

A oitava edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – vai acontecer entre 19 e 23 de junho, quarta a domingo, no Tauá Grande Hotel de Araxá. O motivo da escolha deste período do ano é dos mais importantes: em  19 de junho, sexta-feira, faz aniversário de 180 anos o nosso maior escritor, Machado de Assis que torna-se, assim, o Patrono do Festival. Dando sequência à política de aproximação com a literatura lusófona, o Autor Homenageado será Valter Hugo Mãe. E o tema, “Literatura, Leitura e Imaginação”, onde  todos os gêneros, estilos e possibilidades do livro e seus conexos, como cinema, teatro e música serão explorados. Os curadores serão Heloisa Starling e Sergio Abranches, além de  Afonso Borges, que é o idealizador do Festival.

O Fliaraxá é uma realização da Associação Cultural Sempre um Papo, CBMM e do Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.  Todas as atividades são entrada franca.

Cemig realiza obras de reforço do sistema elétrico em Araxá

Eletricistas - Foto Elderth Theza-Thz Imagens

Eletricistas – Foto Elderth Theza-Thz Imagens

A Cemig vai realizar obras de reforço e melhoria da rede elétrica em algumas ruas dos bairros Barreiro, Arasol, Guimarães e Centro, em Araxá. As obras acontecem na sexta-feira (29/3) nos horários e locais abaixo e contemplam a substituição de cruzetas e cabos e realização de outras melhorias que vão proporcionar mais confiabilidade ao abastecimento de energia.

Para realizar os serviços será necessário interromper o fornecimento de energia nos seguintes locais e horários:

Das 8h às 12h – Barreiro 

·         AVENIDA DO LAGO, número 100

·         AVENIDA DIOMEDES GENTIL DOS SANTOS, entre números 15 e 4474

·         RUA RITA CASSULINA DOS ANJOS, entre números 1032 e 1330

·         RUA LUIS GONZALEZ, entre números 5 e 480

Das 13h30 às 16h30 – Arasol 

·         AVENIDA WILSON BORGES, entre números 700 e 940

·         RUA SANTA EDWIGES, entre números 55 e 131

·         AVENIDA JOÃO MOREIRA SALES, entre números 45 e 107

Das 13h30 às 17h – Guimarães e Centro 

·         RUA CELYM LEIME, entre números 76 e 499

·         RUA DONA ELISA MACIEL, entre números 35 e 65

·         RUA VICTOR PURRI FILHO, entre números 81 e 256

·         RUA NICANOR DE FREITAS, entre números 13 e 254

·         RUA JOAQUIM ALVES BARCELOS, entre números 12 e 435

·         RUA CIENTISTA DJALMA GUIMARÃES, entre números 20 e 193

·         RUA ANTONIO FERREIRA GUIMARÃES, entre números 75 e 450

·         AVENIDA DAMASO DRUMOND, entre números 715 e 725

·         RUA PEPURURE, entre números 410 e 780

·         RUA CÔNEGO CASSIANO, entre números 810 e 955

·         RUA BOM JESUS, entre números 15 e 76

A partir de inspeções realizadas pela Cemig é feita uma programação semanal para melhorias na rede elétrica. A Cemig procura realizar as manutenções sem interferir na continuidade do atendimento, mas, em muitas situações, é necessário interromper o fornecimento de energia para a realização do serviço. Isso é interrupção programada.

Durante o período da interrupção, caso precise realizar manutenção na instalação elétrica interna de sua residência, o consumidor deverá desligar antes a chave geral (disjuntor) para sua segurança, pois se os serviços programados se encerrarem antes do prazo informado, o retorno da energia elétrica poderá ser antecipado.

Caso ocorra algum fato que impeça a realização dos serviços, essa interrupção poderá ser cancelada sem prévio aviso.

Aviso de interrupção por e-mail

A Cemig disponibiliza aos seus clientes a opção de receber informações sobre interrupção programada para manutenção do sistema elétrico e alerta de contas em atraso. O serviço é gratuito e pode ser habilitado na Agência Virtual Cemig, disponível no site da empresa - www.cemig.com.br.

Cemig divulga edital para venda de imóveis em Minas Gerais e Goiás

imovel cemigA Cemig publicou quatro editais de licitação para alienação de imóveis que serão realizados por meio de pregão eletrônico. As sessões públicas ocorrerão nos dias 28 e 29 de março e 4 de abril. O pregão acontecerá na plataforma do Portal de Compras da Cemig, e os interessados deverão enviar as propostas entre 15 a 30 minutos antes do início das sessões.

Ao todo, participam das licitações 44 imóveis localizados em municípios de Minas Gerais de diversas regiões: Governador Valadares, no Leste de Minas; Itutinga, na Zona da Mata; Minas Novas e Januária, no Norte de Minas;  Carmo do Cajuru, Passos, Pará de Minas, Carmo do Rio Claro e Iguatama, no Oeste e Sudoeste de Minas; Centralina, Conceição das Alagoas, Frutal, Planura, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo; Conceição do Rio Verde, Ouro Fino, São Lourenço, Santa Rita do Sapucaí, Nepomuceno, Brasópolis, Itajubá, Pouso Alegre e São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas; e Belo Horizonte,  além do município de São Simão, em Goiás.

A primeira e a segunda sessão vão ocorrer nos dias 28 e 29 de março, às 10 horas, enquanto a terceira e a quarta sessões acontecerão no dia 4 de abril, às 10 horas e às 14 horas.

A seleção se dará a partir da modalidade de maior oferta de preço, e as propostas classificadas durante o pregão serão selecionadas para a etapa de lances. Podem participar das licitações pessoas físicas e jurídicas, e os interessados devem se cadastrar junto à Cemig até três dias antes da data de realização do pregão. As exigências necessárias para o credenciamento podem ser observadas também no Portal de Compras e os editais completos já estão disponíveis no site da Cemig.