Cemig informa sobre funcionamento de agências em dias de jogos da seleção Brasileira

A Cemig informa que as agências e postos de atendimento presenciais da empresa em todo o estado irão funcionar em horário especial durante os jogos da seleção brasileira de futebol. Nesta sexta-feira (22/06), as agências irão abrir às 12h e funcionarão até as 17h. Já na quarta-feira (27/06), o horário de atendimento será das 8h às 14h.

Contudo, a empresa salienta que os clientes poderão acessar, a qualquer hora, os canais digitais de atendimento da Companhia, como o aplicativo Cemig Atende e, ainda, o telefone 116.

O Cemig Atende pode ser acessado pelo site e também está disponível para os sistemas operacionais Android, IOS e Windows. O aplicativo conta com 18 serviços e oferece comodidade e segurança aos consumidores que precisam resolver questões relativas à empresa. Para utilizar o aplicativo, é necessário realizar o cadastro com o CPF e o número do cliente, que pode ser consultado na conta de energia.

Além disso, os consumidores podem solicitar atendimento e esclarecer dúvidas por meio do @cemig_energia, no Twitter, e nafanpage da empresa no Facebook, disponível em fb.com/cemig.energia.

Segurança com a rede elétrica

A Cemig também reforça o alerta a população sobre os cuidados que devem ser adotados com relação à rede elétrica, antes e durante os jogos. Os torcedores precisam ficar atentos especialmente à utilização de fogos de artifício e dos enfeites em ruas e praças.

Os enfeites –  como as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços – devem ser feitos com materiais isolantes e biodegradáveis, e não podem ser afixados próximo à rede elétrica. Materiais como fitas metalizadas, papel alumínio e papel laminado causam acidentes, pois são condutores de eletricidade.

De acordo com o engenheiro de segurança Demetrio Aguiar, da Cemig, as pessoas têm que tomar cuidado com a utilização de bambus e varas metálicas como hastes para a fixação das bandeiras.

“As bandeirinhas nunca devem ser penduradas em fios da rede elétrica, pois podem causar choques e acidentes. Portanto, a melhor forma de se preservar a segurança é a conscientização sobre como lidar com esses utensílios sem correr riscos desnecessários”, afirma o engenheiro.

Além disso, o uso de arames ou fios de cobre – mesmo finos – também não é indicado para pendurar a decoração, pois facilitam o choque elétrico. Esses suportes devem respeitar a distância mínima de 1,5 metro da rede. “É preciso calcular a altura desses objetos, para que não haja contato com os fios de energia elétrica”, alerta Demetrio.

Ainda segundo o especialista, postes e padrões de energia não devem ser utilizados para amarrar bandeirinhas, faixas e outros adereços. Vale lembrar que a afixação desses adereços deve ser bem feita para que não se soltem nem sejam projetados contra a rede elétrica pelos fortes ventos que ocorrem nesta época do ano.

Fogos

Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifícios, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.

“Os fogos de artifício jamais poderão ser lançados contra as redes elétricas ou seus equipamentos como transformadores ou subestações de energia. Eles podem causar queimaduras graves e, se atingirem a rede elétrica, podem gerar um curto-circuito”, explica.

Em casos de acidente envolvendo redes elétricas, a empresa orienta que a população ligue imediatamente para o número 116 – que funciona 24 horas por dia, e aguarde a chegada dos técnicos especializados da Cemig.

Além da Cemig, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM é 190.

Outras recomendações

– Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

– Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites que utilizem energia (lâmpadas etc), consultar a Cemig ou um eletricista especializado. Fazer gatos é crime e traz sérios riscos para quem faz e para a população.

– Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

– Com relação a estruturas para exibição de jogos em telões e apresentação de shows, na montagem e na desmontagem deve-se considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, de redes subterrâneas.

– A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e a possível projeção contra a rede elétrica.

– Aparelho de som, refrigeração, churrasqueiras elétricas e outros aparelhos deste tipo não devem ser ligados próximo a duchas ou piscinas.

– Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

– Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

O Preço do Combustível

Um cara parou para abastecer à beira da estrada e ouviu do frentista: 

— O senhor é a última pessoa que vai pagar o preço antigo. De agora em diante, aqueles que chegarem vão pagar o preço novo.
— Que legal! Então encha o tanque, por favor.
— Tá bom.
Depois de encher o tanque e pagar, o motorista pergunta ao frentista:
— Me diga uma coisa, rapaz. Para quanto subiu o combustível?
— Não subiu, não senhor… Abaixou 20%!