Veja como reduzir o consumo de energia elétrica nos dias quentes de verão

Ceiling fanO verão é a estação mais quente do ano e, por isso, os ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar condicionado são mais demandados.  Por isso, a Cemig separou algumas dicas para que a utilização desses aparelhos não aumente significativamente o valor das contas de energia.

O ventilador é o aparelho mais popular entre as alternativas para amenizar o calor, por possuir um preço de compra mais acessível e menor potência. Segundo o engenheiro de soluções energéticas Luciano Barreto, da Cemig, apesar de gastar menos energia, o consumidor deve ficar atento ao tempo de utilização do ventilador.

“O consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: potência do equipamento, medida em watts, e tempo de utilização, calculado em horas. Para utilizar corretamente a energia, devemos atuar nas duas variáveis – potência e tempo. Por isso, o ventilador poderá ter uma parcela significativa na conta de energia, se ficar o tempo todo ligado na velocidade máxima”, explica Luciano.

De acordo com o engenheiro, o climatizador de ar ventila e  umidifica o ambiente, por isso sua utilização não é recomendada em locais que já são úmidos. “Esse aparelho é mais adequado para quem tem problemas respiratórios, mas é importante que o consumidor tenha em mente que o climatizador não deve ser visto como substituto do ar condicionado, já que o aparelho não refrigera o ar”, pondera.

Sobre o ar condicionado, o especialista explica que o aparelho, mesmo os mais modernos e eficientes, tem potência elevada. Ele recomenda atenção ao tempo de utilização e que o consumidor compre, preferencialmente, o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” – os mais eficientes.

Confira outras dicas:

·       Instale o ar condicionado em local alto, com boa circulação de ar, e protegido da luz solar.

·       Utilize a função sleep, que eleva a temperatura automaticamente de hora em hora durante as horas de sono. Isso mantém o conforto do ambiente e reduz o consumo.

·       Mantenha o filtro do ar condicionado limpo.

·       Não selecione temperatura muito baixa no ar condicionado.  Quanto maior for a diferença entre a temperatura dentro e fora do ambiente, maior será o consumo de energia.

·         Mantenha o ambiente fechado para evitar a entrada de ar quente.

·         Sempre desligue os equipamentos quando não estiverem sendo utilizados.

Mais dicas de economia e uso racional de energia elétrica podem ser conferidas no site da Cemig.

O Roubo do Cavalo no Saloon

Numa daquelas cidades modorrentas de faroeste, o sujeito amarra o cavalo em frente ao Saloon e vai tomar um drink. Na volta ele descobre que o seu cavalo foi roubado.
Furioso, ele saca o revólver e entra no bar atirando para o alto.
— Quem foi o desgraçado que roubou o meu cavalo?
Silêncio.
— Tudo bem! Eu vou tomar outro drink e se o meu cavalo não estiver lá fora quando eu terminar, vou fazer aqui o mesmo que eu fiz no Texas!
Pediu uma cerveja e tomou-a tranqüilamente sob uma dúzia de olhares curiosos. Quando saiu, lá estava o cavalo dele, amarradinho no lugar.
Um outro sujeito que estava próximo resolveu arriscar:
— Só por curiosidade, o que é que você fez no Texas?
— Ué… Voltei a pé para casa!