Archives for

Educação

Encontro de Campo e I Jornada da Psicologia do UNIARAXÁ

uniaraxa - encontro de campoMaio é um mês muito especial no UNIARAXÁ. É marcado pela realização de diversos eventos, organizados pelos Institutos, com o objetivo de levar à Comunidade Acadêmica muita informação e novos conhecimentos. Na última semana não foi diferente. Dois eventos agitaram o campus: um já tradicional; e, um outro inédito na Instituição.

O Curso de Agronomia do UNIARAXÁ realizou nos últimos dias 18 e 19/05 mais uma edição do Encontro de Campo Universitário. Em sua sétima edição, o Encontro contou com vários estandes e a participação de inúmeros profissionais e empresas do setor agrícola. O palco do Evento foi o Campo Experimental Fausto de Ávila; local que abrigou durante os dois dias de Evento várias palestras, sobre os mais diversos temas; mas, sempre voltados à área da Agronomia. O Encontro de Campo Universitário foi um sucesso e garantiu que Estudantes e Comunidade tivessem acesso a informações importantes do meio agrícola; construindo, assim, conhecimentos enriquecedores e práticos.

Outro evento que movimentou o campus durante a última semana foi a 1ª edição da Jornada de Psicologia do UNIARAXÁ. O mais novo Curso da Instituição – com atividades iniciadas nesse semestre – levou diversas atividades aos Estudantes; todas voltadas ao aperfeiçoamento e à construção de novos conhecimentos. “Considerando a importância e a complexidade do tema Saúde Mental, bem como a oportunidade de aprofundamento teórico-vivencial para os Acadêmicos, o Curso de Psicologia bem como Docentes e Discentes realizaram a I Jornada de Psicologia, que objetivou a construção do conhecimento por meio de discussões, trocas de experiências e práticas em Saúde Mental”, conta a Professora e Coordenadora do Curso de Psicologia, Olga Rios.

A Professora Olga detalha, também, algumas atividades realizadas durante a Jornada. “Contamos com uma rica Mesa Redonda: Saúde Mental em “Tempos Líquidos”. A Psicóloga Patrícia Nassif, com toda a sua vivência, trouxe-nos, em sua palestra “A Saúde Mental dos Adolescentes”, o Perfil do Adolescente Brasileiro e Araxaense e suas vicissitudes. A Jornada contou, ainda, com várias oficinas as quais oportunizaram conhecimentos técnicos e o autoconhecimento. Foram facilitadores desses momentos tão significativos a Terapeuta Ocupacional, Patrícia Aristinete e os Psicólogos Cristiane Andrade e Bruno Resende. As vivências envolveram arte, modelagem e vivências corporais”, relata a Professora Olga.

Dessa forma, o UNIARAXÁ encerrou mais uma semana repleta de atividades inovadoras; engajando seus Estudantes na discussão sobre temas cada vez mais presentes em nossa sociedade; bem como oportunizando-lhes muito

aprendizado e reflexão. O resultado dos eventos foi positivo e deixa todos os participantes com ótimas expectativas quanto às próximas edições.

Jornada de Educação e Ciclo de Estudos Criminais no UNIARAXÁ

uniaraxaFechando o mês de maio no UNIARAXÁ, dois tradicionais eventos institucionais movimentaram o campus, abordando temas dentro das áreas da Pedagogia e do Direito. A Jornada da Educação e o Ciclo de Estudos Criminais reuniram Comunidade local, Discentes, Docentes e Profissionais de renome dessas duas áreas.

A 15ª Edição da Jornada da Educação do UNIARAXÁ, realizada pelo Curso de Pedagogia da Instituição, teve início no último dia 21/05 com uma Mostra Científica, na qual foram expostos diversos banners, produzidos pelos Estudantes do 7º período do Curso. No dia 22/05, a programação da Jornada recebeu mais uma edição do tradicional “Sempre Um Papo”. O papo dessa vez foi com o Escritor e Doutor em Educação, Hugo Monteiro Ferreira, que abordou os desafios da Educação na atualidade. No terceiro dia do evento, 23/05, a Delegada Dra. Paula Lobo Dib palestrou sobre a “Garantia dos Direitos da Criança e dos Adolescentes”. Fechando a programação da Jornada da Educação, no dia 24/05, Profissionais da Educação e do Direito realizaram uma Mesa Redonda, cuja temática foi “Protegendo as Crianças e os Adolescentes”; momento de reflexão e muita informação para os Estudantes participantes.

A Coordenadora do Curso de Pedagogia, Profª. Fabíola Melo, explica que o evento acontece, também, em virtude do Dia do Pedagogo, comemorado no dia 20/05. Ainda segundo a Profª. Fabíola, as atividades, realizadas durante a Jornada, possibilitaram uma reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente e o papel da sociedade na garantia desses direitos. “Para viver democraticamente, em uma sociedade plural, é preciso respeitar e valorizar a diversidade étnica e cultural que a constitui. A sociedade deve ser uma Instituição de aprendizagem, onde as regras do espaço público democrático garantam a igualdade, do ponto de vista da cidadania; e, ao mesmo tempo, a diversidade como direito. Assim, essa Jornada de Educação oportunizou um cenário para o “despertar” da consciência crítica, do respeito e da garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente, na busca do resgate da dignidade humana, com vistas às questões da diversidade e igualdade social”, explica a Professora Fabíola.

Outro evento fechou o mês de maio no UNIARAXÁ: o XII Ciclo de Estudos Criminais, realizado nos últimos dias 24 e 25/05, no Teatro Municipal de Araxá. O ciclo de palestras reuniu Estudantes e Profissionais da área de Direito e abordou diversos temas; dentre eles, destacam-se: a exposição pornográfica não consentida; a fixação de indenização nos casos de crimes contra os bens de propriedade industrial; a prisão cautelar no Processo Penal Brasileiro: aspectos práticos e crítica teórica; a ampliação do conceito de Crime Militar, promovido pela Lei 13.491/2017.

Dessa forma, o UNIARAXÁ encerra maio, somando resultados positivos nas diversas atividades realizadas; e, reforçando mais uma vez seu compromisso com o Ensino de Qualidade. A Instituição se prepara agora para os próximos eventos; os quais, certamente, em muito enriquecerão o aprendizado dos Estudantes.

UNIARAXÁ na Luta Antimanicomial e Contra a Violência Sexual

uniaraxaO UNIARAXÁ vem desempenhando um papel muito importante na Agenda Comum Inter setorial de Araxá, juntamente com diversos segmentos. Para o Eixo “Combate à violência sexual infanto-juvenil” e “Luta Antimanicomial”, foram preparadas diversas atividades dentro da Semana de Combate à Violência Sexual e a Semana Municipal de Luta Antimanicomial. Dentre as atividades desenvolvidas pelo UNIARAXÁ, destacam-se palestras e mesas redondas que aconteceram juntamente à I Jornada da Psicologia da Instituição. A primeira palestra, em parceria com o Centro Universitário, aconteceu no último dia 14/05, no Tribunal do Júri do UNIARAXÁ, com um público composto por Menores Aprendizes da cidade.

A Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Profª. Mestra Eliana Pavan, durante a palestra, abordou-se o tema “Combate à violência Sexual Infanto-Juvenil” e ressaltou-se a necessidade da sensibilização e conscientização social sobre o assunto. “A questão de poder e violência sobre crianças e adolescentes remonta às épocas antigas, quando a infância e a adolescência não eram reconhecidas como processos importantes do amadurecimento afetivo, físico e social do indivíduo; necessitando de cuidados e olhares específicos. É importante que cada vez mais a sociedade esteja atenta a comportamentos que possam prejudicar a integridade e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; daí a necessidade de sensibilização e conscientização social, quanto ao problema da violência sexual infanto-juvenil; que tem acontecido de forma reiterada na realidade de nosso país. A violência sexual traz traumas, por vezes, irreversíveis, os quais afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente; tema, portanto, merecedor do incremento de ações que busquem a efetiva proteção às vítimas. É necessário que tenhamos atitudes firmes e responsáveis, optando por uma postura preventiva à citada violência. Assim, o UNIARAXÁ, por seu Curso de Direito, busca fortalecer as ações voltadas ao atendimento de demandas sociais; nesse caso, o tema da violência sexual contra a criança e o adolescente, visando à conscientização da Comunidade e despertando para a prevenção”, destaca a Professora. A palestra contou, ainda, com a participação da Aluna do 3º Período do Curso de Direito, Maria Beatriz Machado, que dividiu um depoimento sobre o tema com os demais participantes.

Dentro da Semana Municipal de Luta Antimanicomial, o UNIARAXÁ contribuiu, também, com diversas atividades. Uma delas foi a Mesa Redonda, cujos integrantes discutiram o tema “Saúde Mental em Tempos Líquidos”. A Mesa contou com a participação de Estudantes do Curso de Psicologia do UNIARAXÁ, Profissionais da área de Psicologia e Comunidade em geral. A mediadora da Mesa Redonda, Profª. Maria Bethânia Oliveira teceu comentários sobre a importância desse debate, no compartilhamento de conhecimentos e na

prevenção de preconceitos. “Criar debates, disseminar conceitos, quebrar preconceitos e estimular cuidados acerca da Saúde Mental é compromisso ético profissional do Psicólogo. A oportunidade em atingir esses objetivos, especialmente, na Comunidade Acadêmica é ação formativa fundamental. A Mesa Redonda pretendeu atingir esses propósitos. Professores e Profissionais externos foram convidados a fim de compartilhar saberes e práticas. A linha norteadora de nossas discussões baseou-se na obra de sociólogo, filósofo e professor Zygmunt Bauman, o qual se dedicou à discussão de temas como o Consumismo, a Globalização e as Transformações, nas relações humanas. Bauman escolhe o ‘líquido’ como metáfora no sentido de ilustrar o estado dessas mudanças: facilmente adaptáveis, fáceis de serem moldadas e capazes de manter suas propriedades originais. As formas da vida moderna, segundo ele, assemelham-se pela vulnerabilidade e fluidez; o que evidenciam a sua incapacidade de se manterem na mesma identidade por muito tempo; isso reforça esse estado temporário das relações sociais”, relata a Professora.

A parceria entre o UNIARAXÁ e os Eventos Municipais que abordam temas de relevância, como o Combate à Violência Sexual e a Saúde Mental, reafirma o compromisso da Instituição em garantir à Comunidade uma Educação Cidadã, pautada na solidariedade e na ética; valorizando sempre o indivíduo. As atividades realizadas foram um sucesso; colaborando para que os participantes se empreendessem na reflexão assertiva e no acesso a informações de expressiva significância; contribuindo, assim, para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os que tiveram a oportunidade de participar das atividades.

Semana agitada no UNIARAXÁ

A última semana foi agitada no UNIARAXÁ. O Centro Universitário esteve movimentado com dois importantes eventos tradicionais do Calendário Acadêmico, engajando Docentes, Discentes, Profissionais e Instituições Parceiras. O objetivo dos eventos foi garantir aos Estudantes e à Comunidade local informações e experiências, além das salas de aulas. Ambos foram um grande sucesso e alcançaram seus objetivos; deixando como resultado a construção de diversos conhecimentos nas mais variadas áreas.

O II ENGETEC – Encontro de Engenharia e Tecnologia de Araxá – já se consolidou como um importante evento para a área de Engenharia na cidade; reunindo Profissionais, Professores e Estudantes do UNIARAXÁ e do CEFET Araxá; Instituições organizadoras do evento. A abertura da segunda edição do Encontro ocorreu no último dia 07/05, com apresentação musical e uma palestra ministrada pelo Engenheiro Gustavo Maiera. O evento seguiu sua programação durante a última semana, com atividades variadas: palestras, mesas redondas, atividades práticas e workshops. Além das atividades teóricas e práticas, o ENGETC 2018 contou, também, com atividades culturais e esportivas, como o Torneio de Futebol Society, entre o UNIARAXÁ e o CEFET Araxá.

De acordo com o Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Civil do UNIARAXÁ, Pedro Diamante Miranda, o encontro possibilitou aos participantes inúmeras alternativas de aprendizado. “O ENGETEC, desde a sua primeira edição, tem se mostrado como uma oportunidade única de aprendizado e atualização para a Comunidade Acadêmica; e, também, para os Profissionais externos, na região de Araxá. Nessa segunda edição, foi observada uma grande valorização do evento por parte dos Estudantes, Professores, Profissionais e Instituições ligadas à Engenharia. Foram ofertadas mais de 60 atividades, entre palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e desportivas. Tal diversificação permitiu que os participantes tivessem inúmeras alternativas e pudessem buscar o enfoque em áreas de interesses individuais. Outro ponto positivo foi a integração entre Professores e Estudantes das duas Instituições organizadoras, CEFET-MG e UNIARAXÁ; bem como a expansão da rede de contatos destes com o mercado

profissional, local e regional, por meio da interface com os ministrantes de cada atividade”, conta o Professor.

Outro Evento de sucesso foi a Semana de Atualização Profissional dos Cursos da área de Saúde da Instituição; cujo início ocorreu no último dia 07/05, com uma grande palestra sobre Práticas Baseadas em Evidências. A Semana de Atualização Profissional envolveu os Cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física em atividades como palestras, workshops, mesas redondas e oficinas práticas. Para o Prof. Dr. José Carlos da Silva, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Agrárias e Humanas, o evento oportuniza a completa formação acadêmica aos Estudantes participantes. “Na Semana, os Estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer profissionais experientes do mercado de trabalho onde atuarão, quando se graduarem. Os Estudantes na Graduação se preocupam com a formação acadêmica, no dia a dia; nesses eventos, eles têm a oportunidade de conhecer o que o mercado oferece em tempo real. De fato, o evento é de extrema importância para a completa formação acadêmica”, conta Professor José Carlos.

Cada Curso da área de Saúde realizou, em pontos diferentes da Instituição, uma atividade diferenciada; movimentando, assim, o campus e levando aos Estudantes a oportunidade de participarem e viverem as mais diversas experiências. As atividades abordaram temas com o objetivo de agregar valor ao trabalho desenvolvido durante o Ano Letivo em sala de aula; e, assim, construir conhecimentos cruciais ao desenvolvimento teórico e prático dos Estudantes.

O Curso de Estética e Cosmética, por exemplo, levou às Alunas práticas inovadoras, repassadas por profissionais de sucesso na área. “A Semana de Atualização Profissional é uma oportunidade enriquecedora para os acadêmicos do Curso de Estética e Cosmética; momento no qual recebemos profissionais de diversas áreas para compartilharem suas experiências e conhecimentos. Nessas atividades de Extensão, criamos oportunidades e vínculos externos para o nosso futuro egresso”, comenta Giselle Cunha, Professora e Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética do UNIARAXÁ.

O UNIARAXÁ encerrou a Semana com seu principal objetivo alcançado: ser uma Instituição de Ensino de excelência, com práticas inovadoras. O Centro Universitário aguarda agora os próximos eventos, com a certeza do sucesso das atividades que envolvem e movimentam toda a Comunidade Acadêmica; comprometida com a qualidade e a inovação para a construção de novos conhecimentos.

uniaraxa