Archives for

Educação

Inclusão e Acessibilidade no UNIARAXÁ

UNIARAXAMuitos são os desafios das pessoas com necessidades educacionais específicas, e promover a inclusão e a acessibilidade a elas é um dever das Instituições de Ensino. O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade do UNIARAXÁ está vinculado aos diversos Setores do Centro Universitário, bem como aos cursos de Graduação e Pós-Graduação, e desenvolve um trabalho voltado para a formação conforme a temática “Diversidade e Inclusão”. A importância desse trabalho está no acesso das pessoas com necessidades educacionais específicas no âmbito do UNIARAXÁ, fazendo-se necessária a adoção de medidas que assegurem a oferta de recursos e serviços de acessibilidade, atendendo ao disposto na legislação referente aos direitos destas pessoas.

Pensando nisso, muitos são os programas de inclusão permanentes na Instituição: Prioridade na contratação de Pessoas com Deficiência; Acompanhamento pedagógico diferenciado; Oferta de LIBRAS como disciplina optativa aos alunos do UNIARAXÁ, com docente contratado pela Instituição; Oferecimentos de diversos cursos com o intuito de socializar práticas de inclusão, socialmente justas, por meio da Universidade Corporativa do UNIARAXÁ (UNI+) para todos os colaboradores, professores, estagiários e comunidade externa. Dentre os cursos oferecidos podemos destacar: Autismo; Dislexia; TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção; Respeito à diversidade e combate à discriminação; Legislação e Políticas Públicas de Inclusão; Como incluir PCD no mercado; Dificuldades na aprendizagem; Cuidador de Idosos; 3ª Idade – Super Dicas de Saúde e Bem-Estar; Aprenda a Conviver com o Diabete; Como Conviver com a Pressão Alta; Educação Sexual para Adolescentes; Transtornos Globais do Desenvolvimento. Além destes, o Centro Universitário conta também com Curso de Extensão Presencial em LIBRAS; oferecido anualmente.

O UNIARAXÁ se orgulha do trabalho realizado no decorrer destes anos, uma vez que assegura as condições necessárias para o pleno acesso, participação efetiva e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas, em todas as atividades acadêmicas. Tais condições abrangem a disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade, físicos e pedagógicos, e estratégias que eliminam as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Além disso, assegura também, a acessibilidade arquitetônica em todos os ambientes, a fim de que os discentes e demais membros da comunidade acadêmica e sociedade em geral tenham garantido o direito de ir e vir com segurança e autonomia. Desta forma, a Instituição se compromete cada vez mais a empenhar-se em atender e satisfazer as necessidades dos alunos de Araxá e toda a região, garantindo o bem estar e desenvolvimento pleno dos mesmos

Para o Aluno e Estagiário, Victor Neves, as condições referentes à acessibilidade no Centro Universitário melhoraram muito no decorrer dos anos. “Quando iniciei no UNIARAXÁ, a acessibilidade não era como é hoje. Havia poucas rampas de acesso, não existiam pisos táteis. Hoje, após a reforma, a acessibilidade e a inclusão estão totalmente adequadas, com rampas de acesso em todo o campus, vagas de estacionamento demarcadas, pisos táteis por todos os blocos, banheiros adaptados e salas com espaço amplo. Os locais que frequento no campus, perante minha limitação, me deixam totalmente independente. Consigo me locomover por todos os Conjuntos, em todos os blocos, com extrema facilidade”, relata Victor.

Para isso, o UNIARAXÁ conta com profissionais capacitados a atender e assistir pessoas com deficiência no que for necessário. As colaboradoras designadas para esta função estão distribuídas em períodos de atendimento conforme demanda, sendo os colaboradores Solange Teixeira, nos períodos da manhã e tarde, Gustavo Pereira e Patrícia Silva, no período da tarde e à noite. A condecoração das ações do Núcleo pôde ser evidenciada na visita feita pelos profissionais do MEC. Na oportunidade de Recredenciamento da Instituição como Centro Universitário, garantimos a classificação de campus com Acessibilidade Plena. Este reconhecimento é fruto de um trabalho constante da Instituição em oferecer e desenvolver programas permanentes, voltados à inclusão de pessoas com deficiência, propiciando-lhes condições para a utilização dos espaços acadêmicos e pedagógicos, com segurança e autonomia, de forma total ou assistida, respeitando a diversidade das habilidades humanas e desenvolvendo ações e técnicas colaborativas, com o intuito de promover condições igualitárias para toda a Comunidade Acadêmica.

O UNIARAXÁ reitera também o compromisso de sempre cumprir as recomendações legais quanto à contratação de PCD’s. As pessoas com deficiência interessadas em trabalhar na Instituição, podem encaminhar currículo para o e-mail: rh@uniaraxa.edu.br. Desta forma, o Centro Universitário do Planalto de Araxá vai construindo sua história através da inclusão e integração de seus mais diversos públicos, sempre de forma humana e inovadora.

Cursos de Extensão Online do UNIARAXÁ garantem aperfeiçoamento profissiona

uniaraxa on lineHá algum tempo, quem graduava acreditava que a fase de estudos estava concluída no instante da conclusão do Ensino Superior; não se preocupando com a continuidade do processo de construção de conhecimentos. Atualmente, com a velocidade das mudanças, os desafios do mundo globalizado e a ascensão contínua da tecnologia viu-se que a interrupção do processo de aprendizagem é cada vez mais inviável. O ambiente organizacional foi transformado a partir das mudanças geradas pela Globalização; fazendo com que os profissionais buscassem o aperfeiçoamento constante. Assim sendo, a atualização profissional tornou-se uma condição imprescindível para a sobrevivência no mercado de trabalho; e, com isso, os Cursos de Aperfeiçoamento Profissional nunca estiveram tão em alta como no momento.

No UNIARAXÁ, os Cursos de Extensão Universitária a Distância oferecem uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e de construção de novos saberes nas mais diversas áreas do conhecimento: Gestão, Tecnologia, Saúde, Idiomas, Educação, dentre outras. Ao todo, são 33 Cursos, na modalidade a distância, com duração média de 8 horas. Dois dos Cursos oferecidos são totalmente gratuitos e podem ser realizados na modalidade online, com certificado garantido ao término do Curso; caso o(a) Aluno(a) obtenha um aproveitamento de 70%, na Avaliação Final. Os demais Cursos são pagos, ou seja, o investimento é simbólico.

De acordo com Ricardo Ramalho, Assessor de Recursos Humanos do Centro Universitário, os Cursos de Formação Continuada são uma chave para aqueles que querem agregar valor e enriquecer seus currículos. “Os Cursos de Extensão, além de complementar a Graduação, enriquecem o currículo e ampliam horizontes dentro do foco de atuação profissional do Aluno. Os Cursos de Extensão Online possuem toda a dinâmica desenvolvida em ambiente virtual de aprendizagem, no qual os Alunos têm contato com recursos didáticos de apoio; realizando atividades e participando de discussões que permitem aprofundar o conteúdo abordado, sem a necessidade de encontros presenciais”, enfatiza Ricardo Ramalho.

O objetivo da Instituição, ao oferecer tais Cursos, é garantir à Comunidade o acesso a novos conhecimentos. E, o resultado não poderia ser melhor. A procura pelos Cursos de Extensão Universitária é grande; destacando a preocupação e a motivação das pessoas em se aperfeiçoarem; e, consequentemente, tornarem-se profissionais de alta performance. Mais informações referentes aos Cursos podem ser adquiridas pelo site do UNIARAXÁ (www.uniaraxa.edu.br). As inscrições, também, são realizadas pelo Portal e estão abertas a toda Comunidade.

Começam as Aulas no UNIARAXÁ

volta as aulasFoi dada a largada no UNIARAXÁ! As aulas tiveram início no último dia 5/2, recebendo diversos Alunos calouros e veteranos. A animação tomou conta de toda a Comunidade Acadêmica. O momento foi de confraternização e troca de informações, referentes ao Ano Letivo e às propostas pedagógicas para esse primeiro semestre de 2018.

O destaque foi para a Primeira Turma do Curso de Psicologia, que iniciou seus trabalhos com um Momento Vitalizador. Hoje, dia 6/2, os Alunos do Curso participarão, também, de uma palestra, cujo tema é “Psicologia e seus Desafios Contemporâneos: Da formação ao Mercado de Trabalho”, ministrada pela Psicóloga Maria Aparecida Cruvinel.

O calendário acadêmico, ainda, contou com o UNIR – Recebendo os Calouros 2018/1. Na oportunidade, os novos Alunos foram acolhidos e munidos de informações pelos Professores e demais Colaboradores do Centro Universitário; garantindo, assim, um melhor aprendizado e um bom início de Período Letivo.

O UNIARAXÁ aproveita esse momento tão significativo para desejar a todos um semestre cheio de atividades e novos conhecimentos.

Mais ferramentas de aprendizagem aos Alunos do UNIARAXA

ferramentas ensino uniaraxaCom o objetivo de desenvolver uma proposta complementar ao trabalho do Professor em sala de aula, foi criado pela Editora Saraiva, o SSA (Saraiva Solução de Aprendizagem). Trata-se de uma metodologia presencial que contempla a prévia leitura de livros, publicados pela Editora, bem como atividades de aprendizagem, articuladas ao conteúdo curricular das Instituições de Ensino.

O UNIARAXÁ, ciente do alcance dessa metodologia, firmou parceria com a Editora e trouxe para a sua realidade os benefícios do SSA. A partir de então, o UNIARAXÁ e a Saraiva, por meio do SSA, fornecerão aos Alunos da Instituição um kit de livros por semestre; ou seja, um livro por Disciplina cursada.

No último semestre, os Alunos do Curso de Direito do Centro Universitário receberam os exemplares; advindos da parceria firmada; e, assim, tiveram a oportunidade de formar a sua própria Biblioteca. E, para esse primeiro semestre de 2018, Alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, também, receberão as obras. Os livros já se encontram disponíveis na Biblioteca do UNIARAXÁ e estão sendo preparados para entrega aos Alunos.

O UNIARAXÁ espera que o resultado dessa parceria seja a construção de conhecimentos, de forma mais estratégica e eficaz; contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos universitários; tão cruciais para um melhor desempenho em avaliações oficiais; e, consequentemente, o alcance de uma carreira profissional brilhante e de sucesso.