Archives for

Educação

Professor do UNIARAXÁ é destaque em eventos internacionais

Prof. Bruno e a Juiza da Comissão Interamericana - Flavia PiovesanProfissionais, estudantes e egressos do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) têm garantido, cada vez mais, espaços em eventos nacionais e internacionais. O Professor e Coordenador do Curso de Direito da Instituição, Dr. Bruno Barbosa Borges, participou, recentemente, de dois eventos de âmbito internacional. Neles, o Professor Bruno levou sua experiência na área de Direito e construiu novos conhecimentos; os quais serão compartilhados com os estudantes e demais profissionais do UNIARAXÁ.

O primeiro evento aconteceu no último mês de agosto. O Curso de Formação em Sistema Interamericano de Direitos Humanos “Héctor Fix-Zamudio”, na Universidade Autônoma do México – UNAM, contou com conferências dos Juízes da Corte e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; e, oportunizou um diálogo entre professores de várias partes da América Latina; sendo o Brasil, representado pelo Professor Araxaense, Bruno Barbosa.

O segundo evento foi o Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizado no início deste mês, na Argentina. O local escolhido para o evento foi a Universidade Nacional de Rosário, onde o Professor Bruno realizou uma palestra para estudantes e sociedade civil. O evento é realizado por uma rede de investigadores latino-americanos e europeus; da qual o Professor do UNIARAXÁ faz parte. O encontro proporcionou, também, o diálogo entre sistemas de proteção aos Direitos Humanos.

“Tais eventos possibilitam uma troca de experiências única; pois, no mundo, globalizado em que vivemos, partilhamos muitos problemas comuns. Dialogar se torna a melhor ferramenta para a busca das soluções; e, também, para impulsionarmos a evolução dos Direitos Humanos. Além disso, é fundamental partilharmos aquilo que aprendemos; por isso, tenho esse compromisso com os estudantes e professores do UNIARAXÁ”, destaca o Professor.

Empresa Júnior do UNIARAXÁ trabalha em prol da integração de Cursos com a Comunidade

empresa juniorA Empresa Júnior está de “cara nova”. Para acompanhar as mudanças no quadro de seus componentes, a Empresa Júnior está desenvolvendo um Planejamento Estratégico, cujo objetivo é integrar os Cursos do UNIARAXÁ e a comunidade local. Nessa empreitada, a Empresa Júnior está contando com um importante parceiro do Centro Universitário.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está assessorando a Equipe para que o desenvolvimento do planejamento seja eficaz e gere resultados de sucesso. “A parceria com o SEBRAE é uma oportunidade ímpar para a Empresa Júnior desbravar novas fronteiras, em Araxá e região; e, fomentar o empreendedorismo, no ambiente acadêmico. O SEBRAE poderá ampliar o conhecimento dos integrantes da Empresa Júnior, por meio de treinamentos, palestras, eventos de incentivo ao empreendedorismo, entre outros meios; os quais, de alguma forma, agregarão valor”, pontua Felipe dos Santos, Presidente da Empresa Júnior e Aluno do 8º período de Engenharia de Produção.

A Empresa Júnior é uma atividade que possibilita que Estudantes de diversos Cursos da Instituição possam participar no desenvolvimento de ações multidisciplinares, no atendimento à demanda de empresas locais. O trabalho é sempre acompanhado por Professores, na orientação de trabalhos. Atualmente, o Coordenador da Empresa Júnior é o Professor Luiz Fernando Alves de Castro. Dentre os serviços que Empresa Júnior do UNIARAXÁ presta destacam-se a Consultoria de Custos de Produção ou de Serviços; Consultoria na Área de Gestão de Custos; Curso – Empresa Simulada, entre outros.

O objetivo do Projeto é atender à demanda pela busca do controle de custos, nas Organizações; consolidando o processo de aprendizagem, conciliando a teoria com a prática; além de aprimorar as competências e habilidades dos Estudantes; integradas às qualificações profissionais, especialmente aquelas ligadas a comportamentos e à tomada de decisões. Dessa forma, preparando-os, assim, para desafios de administração das micro e pequenas empresas.

Atualmente, a Empresa Júnior do UNIARAXÁ é composta pelos Discentes: Alice Damasceno; Amanda Priscila da Silva; Bernardo Parolini; Bruno Henrique dos Reis; Karoline Bruna da Costa; Cayo da Silva; Cintia França; Diego Ferreira; Felipe Duarte; Felipe dos Santos; Florence Balduino; Gilberto Martins; Maria Paula Oliveira; Patrícia Cunha; Paulo Henrique Tadeu; Thays Pereira; Vanessa Marília da Silva; Vinícius Palmer; Sabrina Valerio.

As reuniões com o SEBRAE, por meio do Consultor Marcos Takeshi, estão rendendo bons frutos. No segundo encontro da Equipe com o Consultor, foi realizado um Workshop, voltado ao Planejamento Estratégico. Para a Diretora Administrativa da Empresa Júnior e Aluna do 8º período de Administração, Karoline Costa, trata-se, também, de um momento de construção de novos conhecimentos. “A parceria entre SEBRAE e a Empresa Júnior nos possibilita uma vasta possibilidade de conhecimento e amadurecimento; visto que atua no fortalecimento do empreendedorismo. Ganhamos uma vasta experiência e dedicação nas necessidades do Gestor, que é nosso maior foco; possibilitando a cada participante, o aprendizado necessário para que nossa Empresa alcance o sucesso esperado. Com o compartilhamento do conhecimento do Sr. Takeshi, conseguimos enxergar a Empresa como um todo; os objetivos principais e as qualidades exigidas, para sermos reconhecidos no mercado; fomentando nos Alunos a integração dos Cursos; e, buscando relacionar os aspectos inerentes ao empreendedorismo, tais como: Inovação; Enfrentamento de desafios; Comprometimento com o trabalho; Responsabilidade; Cumprimento de metas; Compromisso com a qualidade, organização e eficiência dos trabalhos executados; Pró-atividade; Liderança”, destaca Karoline.

Estudantes do UNIARAXÁ retornam do Projeto Rondon com grandes experiências

rondonistasA Equipe de Rondonistas do UNIARAXÁ retornou a Araxá com diversas experiências e histórias para compartilhar. A Equipe, composta por oito Estudantes e duas Professoras, participou, durante quinze dias, da Operação Palmares, no município de Chã Preta (AL). “A cidade foi, extremamente, receptiva. A Prefeita e o Vice-prefeito estiveram presentes, durante todo o processo de trabalho”, conta a Professora Rondonista do UNIARAXÁ, Sharon Sampaio.

A proposta de trabalho contemplou os eixos Ensino, Pesquisa e Extensão, com atividades nas áreas de Cultura, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Justiça. O intuito foi capacitar e formar agentes multidisciplinares, nas diversas áreas do conhecimento; conforme necessidades, diagnosticadas na região. Para a Professora Sharon, foi um momento de oportunidades. “O Projeto Rondon nos proporcionou excelentes oportunidades de realizar Ensino, Pesquisa e Extensão; e, de atuar, com responsabilidade social, diante de tanta desigualdade no acesso aos bens e serviços públicos”, ressalta.

A Equipe esteve composta pelos Estudantes Gabriela Letícia Carneiro (Direito); Paula Rodrigues Campos (Enfermagem); Paula Nascimento da Silva (Enfermagem); Matheus Aparecido Gomes da Silva (Enfermagem); Mayara Marley Costa Pereira (Educação Física); Rubia da Silva Pereira (Pedagogia); Geovana Lopes Bernardes (Pedagogia); e, Walmer da Silva Martins (Fisioterapia). Os Estudantes contaram, ainda, com o apoio das Professoras Sharom Sampaio e Maristela Dutra.

Ao todo, foram realizadas 20 Oficinas, abrangendo toda a Comunidade; inclusive a Comunidade Rural. A Equipe do UNIARAXÁ foi responsável pelas ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos, Justiça e Saúde; atividades que atenderam a um total de 1.019 pessoas. Somando-se às atividades desenvolvidas por outra Instituição de Ensino participante, as ações atingiram, aproximadamente, 1.800 pessoas; somente na Operação Palmares. Um verdadeiro sucesso.

Os Estudantes de Araxá desenvolveram as seguintes ações: “Palestra sobre Motivação para a Prática da Leitura”; “Palestra – Conhecendo os Direitos Humanos”; “Debate sobre o Papel do Agente Comunitário de Saúde na Saúde da Família”; “Cine Rondon”; “Ergonomia – Exercitando com Qualidade”; “Oficina de Abordagem sobre o Uso de álcool e de Drogas”; “Mutirão de Saúde da Criança”; “Capacitação de Agentes da Cultura e das Tradições Locais”; “Oficina – Mulheres Lidando com a Sexualidade”; “Orientações Jurídicas”; “Sexualidade e Saúde Reprodutiva para Adolescentes e Jovens”; “Técnicas Inovadoras de

Alfabetização”; “Capacitação de Agentes Comunitários sobre a Amamentação”; “Saúde na Praça”; “Fórum de Discussão: Violência Familiar”.

Um dos objetivos do Projeto é contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da Cidadania dos Estudantes Universitários; além do Desenvolvimento Sustentável, Bem-Estar e Qualidade de Vida das Comunidades carentes. Para isso, os Estudantes utilizaram todos os conhecimentos, construídos durante a Graduação, no intuito de alcançar os objetivos, traçados para o Projeto Rondon.

Em Araxá, a Equipe se reuniu com o Reitor do UNIARAXÁ, Professor José Oscar de Melo, o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Professor Fabrício Borges Oliveira e a Coordenadora de Extensão, Zulma Luciana de Oliveira, para compartilhar histórias e experiências vivenciadas no Projeto. Foi um momento de empolgação e emoção pelo trabalho realizado em Alagoas. Na oportunidade, também, foram conferidos aos Rondonistas os certificados de participação. Ao Reitor e ao Pró-reitor, foram conferidos o troféu, a camisa e o chapéu do Projeto Rondon; marcando, assim, mais uma participação da Instituição no maior Projeto de Extensão do país.

A Professora Sharon ressalta, ainda, que a Equipe, também, aprendeu muito com a Comunidade Local. “Agradeço ao UNIARAXÁ pela oportunidade de conhecer outra realidade social. Agradeço à minha família pela compreensão no período de dedicação ao Projeto. Enfim, agradeço a Deus pelo sucesso nessa empreitada. O UNIARAXÁ é uma Instituição preocupada com a formação de seus Estudantes; e, oportunizar essa experiência transformadora, na vida dos Acadêmicos não tem preço! Seremos, também, multiplicadores de tudo o que aprendemos lá”, destaca

Pesquisa de Aluno do UNIARAXÁ é destaque em eventos nacionai

Prof. Ricardo e Aluno Rafael no VI Simposio de Engenharia de ProducaoO UNIARAXÁ marcará presença no 38º Encontro Nacional de Engenharia de Produção que acontecerá em Maceió (AL), entre os próximos dias 16 e 19 de outubro. O trabalho de autoria do Aluno Egresso do Curso de Engenharia de Produção do UNIARAXÁ, Rafael dos Santos Guimarães, intitulado “Processo Produtivo de Batata Pré-Frita na Empresa Bem Brasil” foi aprovado e representará o Centro Universitário de Araxá, no evento de âmbito nacional.

O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) acontece, anualmente, desde 1981. A partir de 1986, passou a ser organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO); Entidade que agrega profissionais, pesquisadores, estudantes e professores interessados no desenvolvimento da Engenharia de Produção no país. Todos estarão reunidos para debater o tema “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. No evento, os participantes divulgarão técnicas e refletirão sobre questões pertinentes à área de conhecimento. Oportunidade, também, de promover a integração e o intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo.

O Aluno Rafael Guimarães, acompanhado pelo Professor do UNIARAXÁ, Ricardo Moreira, apresentará o trabalho desenvolvido a partir de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). “Kaizen no Processo Produtivo de Batata Pré-Frita na Empresa Bem Brasil Alimentos LTDA” foi um trabalho desenvolvido no intuito de analisar o quanto se perde de material produtivo, no descascamento da batata. Ele foi desenvolvido dentro da empresa Bem Brasil – que possui sede em Araxá (MG) – em um período de seis meses, sob a orientação do Professor Ricardo.

O trabalho já foi destaque em outro evento importante da área. Entre os últimos dias 23 e 25 de maio, o trabalho em referência foi apresentado no VI Simpósio de Engenharia de Produção, realizado em Salvador (BA). O evento abordou o tema “A influência da Indústria 4.0, nos atuais sistemas de produção e seus impactos na Economia e na Sociedade”. A apresentação foi um grande sucesso.

Rafael Guimarães e o Professor Ricardo Moreira se preparam agora para levar o trabalho para além das fronteiras brasileiras. Recentemente, foi aprovada a participação do trabalho no VI Congresso Internacional sobre a América Latina e Caribe, cujo tema será “América Latina e os novos desafios no âmbito regional e mundial”. O Congresso terá como sede a cidade de Buenos Aires, capital da vizinha Argentina, no próximo mês de outubro.

Participações em eventos como esses são o exemplo prático de como a Pesquisa é importante no processo de construção de conhecimentos dos

Estudantes. O UNIARAXÁ incentiva seus Acadêmicos a ultrapassarem os portões da Instituição, com seus trabalhos e projetos, pois acredita que se trata de uma ótima estratégia para que os futuros profissionais se engajem e se familiarizem com o mercado de trabalho que os aguarda.