Archives for

Segurança

Posicionamento – Vale Fertilizantes – Vazamento de Gás

Durante uma operação de partida em uma das unidades industriais do Complexo Mineroquímico de Araxá da Vale Fertilizantes, por volta de 12h de hoje (17/02), houve um problema na válvula controladora que resultou na liberação limitada de gás NH3 (amônia).

Seguindo as diretrizes de segurança da empresa, o alarme foi acionado e houve a evacuação imediata da unidade atingida pelo gás. Todas as pessoas que estavam na área foram direcionadas para lugares seguros dentro do complexo (conhecidos como pontos de apoio).

A emergência foi completamente controlada por volta das 13h. A comunidade próxima não foi afetada.

Nove pessoas, incluindo um empregado da Vale Fertilizantes e oito de empresas prestadoras de serviços, se sentiram mal e foram atendidos prontamente. Na sequência foram encaminhados aos serviços de saúde da cidade, onde permanecem em observação. A empresa está acompanhando e dando toda assistência a essas pessoas.

A Vale Fertilizantes realiza treinamentos e simulados de emergência durante o ano, orientando seus empregados próprios e de empresas parceiras a agirem corretamente em caso de um imprevisto.

A empresa está apurando e detalhando as causas do incidente.

NOTÍCIA: Projeto Bombeiro Mirim será realizado em 2015

visita_bombeiro3O Comandante do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá, 2º Tenente Luiz Ricardo de Oliveira, esteve hoje (05), na Câmara Municipal, entregando em todos os gabinetes dos vereadores, cópia do Projeto Bombeiro Mirim, que será iniciado no segundo semestre de 2015, com apoio da Prefeitura Municipal, Vale e Sest/Senat.

Inicialmente, o projeto atenderá 25 alunos, de ambos os sexos, da rede municipal de ensino, com faixa etária de nove a 11 anos. E no primeiro semestre de 2016, o curso contará com outros 25 alunos, também de ambos os sexos, com faixa etária de 12 a 15 anos.

O projeto se justifica principalmente na educação preventiva, cidadania, integração e empatia, já que os bombeiros simbolizam também a figura de um herói. O vereador Fabiano Santos Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Araxá, que pleiteou a implantação do projeto via tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto em 2014, parabenizou o comandante Luiz Ricardo e os parceiros envolvidos, afirmando que será um projeto referência em Araxá.

Com Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha