Archives for

Política

NOTÍCIA: Embaixador Fernando Navarro ocupa cadeira 38 no Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes

navarroO Embaixador Dr. Fernando Navarro Marques, foi empossado no último dia 11 em sessão solene em Fortaleza, no Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes do Rio de Janeiro, ocupando a cadeira de número 38.

O Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes,tem finalidade institucional, de âmbito nacional com objetivo contribuir para o desenvolvimento cultural do país, defender os direitos fundamentais dos artistas, poetas, escritores, artistas plásticos e todos os que compõem a tríplice acadêmica, Ciências, Letras e Artes. Estimular as atividades literárias, artísticas, científicas, e técnicas da iniciativa privada, e as promovidas pela União, Estados e Municípios. Além de facilitar o intercâmbio de conhecimentos, e experiências dos Acadêmicos das Ciências, com instituições nacionais e internacionais. O CONINTER é uma entidade séria e respeitada, atuando ativamente em mais de 20 países.

O evento foi coordenado pelo presidente da CONINTER, Dom Alexander Palaiologos, com apoio da equipe diretiva do evento, as comendadoras Anelise Sabino e Lucineide Souto.

O presidente da CONINTER, Dom Alexandre Palaiologos, ressaltou que a visão da instituição é uma visão fraterna onde cada signatário valoriza o seu co-igual, seu parceiro e seu irmão. “Por isto conclamo a todos os membros do CONINTER/CONAHCLA, a fazer manter viva a chama da Fraternidade Humana e dos Valores Ancestrais em nosso meio através do amor a Deus e respeito à Humanidade”, disse.

 Fernando Navarro disse que assumir a trigésima oitava cadeira no Conselho Acadêmico é uma grande honra, uma vez que assume uma responsabilidade que já é peculiar, de promover a igualdade e a fraternidade, bem como intercâmbio de relações entre os povos, defesa e promoção das atividades literárias, artísticas e científicas.

Dr. Fernando Navarro é Embaixador do Corpo Diplomático Americano, pelo American Diplomatic Mission of International Relations, é uma instituição que congrega cidadãos, líderes políticos, religiosos e cientistas, como organização sem fins lucrativos. É considerada uma organização humanitária internacional, sem vínculos partidários e entre seus objetivos, destacam-se: cuidar e defender a democracia, a liberdade de expressão, denunciando qualquer forma de violência, e promover ações que desenvolvam o potencial humano, com o objetivo de promover a paz mundial.

O Embaixador Navarro tem como missão diplomática no mundo lutar pelos direitos de expressão, do potencial de diálogo, compreensão, perdão, negociação de conflitos, a fim de promover as pessoas com um caráter solidário e humano.

NOTÍCIA: Escola do Legislativo

ESCOLARepresentantes da Escola do Legislativo da cidade de Uberlândia marcaram presença na Casa da Cidadania nesta segunda-feira para falar sobre a inciativa. O Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Professor Neivaldo Lima e o coordenador do projeto, Lucas Andrade Souza, foram recebidos no plenário pelo Presidente Miguel Alves Ferreira Júnior, o Vice-Presidente Fabiano Santos Cunha, o Secretário Eustáquio Pereira e os Vereadores Fárley Cabeleireiro, José Domingos, Marcílio da Prefeitura, Mateus Vaz e Mauro do Detran.

Em seu discurso na mesa diretora, Miguel Júnior afirmou que o Poder Legislativo, além de legislar e fiscalizar tem a obrigação moral de contribuir para o desenvolvimento do cidadão. O Presidente celebrou o fato de o pontapé inicial para a formação da Escola do Legislativo de Araxá ter sido dado através do encontro.

Para Neivaldo Lima, a melhora do cenário político passa pela formação do cidadão, que é o trabalho principal desenvolvido pelas Escolas do Legislativo. De acordo com ele, as Câmaras Municipais precisam ter pautas positivas, mostrar o que fazem de bom e contribuir para a formação da cidadania crítica. Para o parlamentar, é fundamental que o Poder Legislativo promova atividades além dos plenários, que vá em escolas e faculdades, que se aproxime efetivamente da população.

O coordenador Lucas Andrade Souza destacou o Projeto Parlamento Jovem de Uberlândia, que permite que estudantes do município passem pela experiência do trabalho desenvolvido por parlamentares. No ano passado, 60 alunos formaram a primeira turma do projeto em Uberlândia.

Eles assistiram a vídeos, palestras e participaram de debates sobre temas de relevância social, como “Envelhecimento com Qualidade de Vida” e “Protagonismo Social e Político”. Posteriormente, quinze alunos participaram da Plenária regional e uma aluna representou Uberlândia na plenária final, em Belo Horizonte. Atualmente, 47 municípios mineiros desenvolvem atividade semelhante.

NOTÍCIA: Curso CRAS e CREAS‏

cursosocialA Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social promoveu curso de capacitação para profissionais que atuam pelas duas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), nesta terça-feira (10), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA).

O secretário Coronel Edson Justino Barbosa abriu o encontro destacando a importância de atuar no setor junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Setorial, pauta do curso ministrado pela especialista Rebeca Brito de Moraes. A promotora de Justiça Mara Lúcia Silva Dourado também participou do evento.

De acordo com o secretário, a capacitação é uma ferramenta de suma importância para a Rede de Assistência Social do Município. “Todos nós que trabalhamos, fazemos parte desse sistema na área de gestão dos programas inerentes ao SUAS, nós temos a necessidade de atualizar sempre, e este curso realmente vem nos trazer tudo aquilo que precisamos para estarmos cada vez mais atualizados, e em condições de proporcionar o trabalho necessário de acordo com o programa ora existente”, destaca Coronel Edson.

“Por outro lado, estamos aperfeiçoando também a condição daqueles técnicos que vão atuar diretamente na execução dos trabalhos, como psicólogos, os assistentes sociais. Então, há uma gama de atividades que esses técnicos têm que desempenhar e, por mais capacitados que estejam, nunca é demais a gente proporcionar novas informações”, conclui o secretário.

ASCOM – PMA

NOTÍCIA: Prefeito Aracely e vice Lídia são recebidos por diretoras e professoras‏

aracely e lidiaO prefeito Aracely de Paula e a vice-prefeita Lídia Jordão foram recebidos pelas diretoras e professoras da Rede Municipal de Ensino, em reunião organizada pela secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, na tarde desta terça-feira (10), no Centro Administrativo.

O objetivo foi apresentar a equipe de cada unidade de ensino, debater as demandas do setor. O prefeito Aracely também recebeu diversos agradecimentos, destaque por uma carta lida pela servidora Jaqueline de Fátima Batista Guimarães (Setor Administrativo), por ações pontuais e melhorias iniciadas em algumas instituições e que vão ser estendidas de acordo com o planejamento da pasta, concessão de reajustes conforme Piso Nacional da categoria, no qual foram contemplados os índices de 2014 e 2015.

Aracely ressaltou que a Administração Municipal tem como meta principal a valorização da pessoa humana, e o servidor público faz parte disso, pois presta importante papel no atendimento à comunidade, somando com as ações do Gabinete.

O prefeito agradeceu a cada diretora e professora pela calorosa recepção e relatou que pretende visitar todas as unidades de ensino. “Foi um momento muito importante de participar com todos aqueles que trabalham conosco, em todas as fases da Administração. Esse contato com o professorado e equipe de apoio é muito importante, nos trazem demandas que recebem dos pais e alunos, nos trazem as dificuldades encontradas, os obstáculos, e, principalmente, nos trazem também aquilo que deve ser corrigido e implementado”, destaca o prefeito.

“Enfim, é um contato com pessoas que trabalham buscando o mesmo objetivo. Isso facilita o diálogo entre o prefeito, a secretária, os diretores e o corpo discente. Depois pretendemos visitar cada unidade da prefeitura, conhecendo como funciona cada uma e aprendendo com todos”, conclui Aracely.

ASCOM – PMA