Archives for

Notícias – Araxá

Aluno do UNIARAXÁ fica entre primeiros colocados em prêmio nacional de Administração

FelipeCom um tema voltado para a melhoria em controles internos na administração pública, o aluno Felipe Diogo Duarte, do sexto período do Curso de Administração do UNIARAXÁ, conquistou o segundo lugar no Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2017, na categoria artigo acadêmico. Com a supervisão do professor Waldecy de Lima, Diogo elaborou o artigo acadêmico “A Importância dos Controles Internos Para Uma Administração Pública Gerencial”.
Waldecy destaca a importância de incentivar os alunos a participarem de competições nacionais para que conquistem bons resultados em sala de aula, mas acima de tudo, para que obtenham êxito nas oportunidades ofertadas pelo mercado de trabalho. “O trabalho foi desenvolvido com pretensão de um trabalho de conclusão de curso. O Diogo está no sexto período e, diante disso, deveremos aprofundar mais o estudo bem como a pesquisa que fará parte da complementação.”
Felipe explica que foram 13 trabalhos inscritos a nível nacional, mas o trabalho dele foi indicado após concorrer com outros em Minas Gerais. “Concorremos primeiramente com as faculdades da região e do Estado, sendo que o CRA-MG optou pelo nosso artigo”, afirma. A premiação garantiu ao aluno o prêmio de R$ 5 mil.
O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi criado pelo Conselho Federal de Administração em 1988. A proposta é divulgar e promover a valorização dos estudos realizados por Administradores e estudantes dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

UNIARAXÁ renova mais uma vez o “Selo Instituição Socialmente Responsável”

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) concedeu por mais um ano o “Selo Instituição Socialmente Responsável” para o UNIARAXÁ. O reconhecimento vem após a 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida nacionalmente e também realizada pelo UNIARAXÁ, no dia 16 de setembro, quando foram realizados mais de 1,8 mil atendimentos.
O Selo reforça a postura e o compromisso do UNIARAXÁ com a comunidade da cidade e da região, em promover o bem estar social. A 13ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é a culminância de um trabalho que é realizado o ano inteiro, por todos os Cursos da Instituição. Somente em 2017, foram mais de 25 mil atendimentos gratuitos à comunidade externa, de janeiro a setembro.
Os serviços sociais são encontrados dentro e fora da Instituição: Serviço de Assistência Judiciária; Clínica de Fisioterapia do UNIARAXÁ; Hidroginástica para alunos, funcionários e comunidade; atendimentos na Clínica de Estética e Cosmética; Ambulatório Acadêmico; Projeto Exercite-se; Projeto Fazendo História; Escolinha de Esportes; Horta Comunitária. O trabalho também está nas ruas, com as solicitações de entidades e órgãos públicos, o UNIARAXÁ realizou mais de 1,9 mil atendimentos externos neste ano.
A conquista de mais um Selo Instituição Socialmente Responsável deve ser creditada aos alunos, professores e funcionários que estão diretamente envolvidos nesses atendimentos sociais e que fazem do UNIARAXÁ uma Instituição reconhecida nacionalmente.

Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ garante Nota 5 no MEC

Fisio 5Sempre focado no melhor ensino e na qualidade do serviço prestado à comunidade, o Curso de Fisioterapia do UNAIRAXÁ foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como diferenciado e apto para atender as exigências do mercado de trabalho, garantindo Nota 5, nota máxima, em sua renovação de reconhecimento. O UNIARAXÁ recebeu a comissão de avaliação do MEC, composta por fisioterapeutas do Banco Nacional de Avaliadores do INEP/MEC, vindos da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Oeste do Paraná. Como resultado final, os avaliadores atribuíram nota máxima, com relatos de excelência frente ao padrão de qualidade ofertado pelo Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ.
O pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão e fundador do Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ, professor Fabrício Borges Oliveira, explica que os avaliadores destacaram o importante papel e responsabilidade social que o Curso de Fisioterapia exerce na região. “Além da excelente infraestrutura ofertada: salas de aula, laboratórios, produção científica, as atividades de extensão e os projetos sociais desenvolvidos em parceria com o Poder Público”, explica. Segundo ele, outro ponto ressaltado pela Comissão de Avaliadores foi a Clínica de Fisioterapia. “Avaliada com um padrão muito superior àquelas presentes na região, um bem para toda a comunidade que usufrui da prestação de seus serviços. Todo resultado alcançado é fruto de um trabalho a várias mãos, de uma equipe articulada e envolvida, que não mede esforços para produzir o que há de melhor”, afirma.
Em setembro, a Clínica de Fisioterapia do UNIARAXÁ completa 10 anos de serviços prestados à comunidade de Araxá e região. Atualmente, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), os alunos, supervisionados por professores, realizam cerca de 1.500 atendimentos por mês nas áreas de Neurologia, Neuropediatria, Reumatologia, Traumato-Ortopedia e Desportiva, Cardiovascular e Pneumofuncional. A clínica ainda oferece projetos de atenção e promoção de saúde em Pilates e Hidroterapia.
Para o coordenador do Curso de Fisioterapia, professor Anderson Santos Carvalho, o resultado reflete a qualidade do trabalho prestado, desde a implantação do curso em 2004, culminando em 11 turmas já formadas e mais de 350 egressos prontos e qualificados para atuar integralmente no mercado de trabalho local e nacional. “Uma vitória de toda a comunidade acadêmica!”, comemora Anderson.

Desligamento programado: Cemig destaca importância do procedimento

eletricistasA Cemig possui a maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 520 mil quilômetros de linhas e redes, e para garantir a qualidade do serviço de fornecimento para consumidores, a empresa faz periodicamente manutenção na rede de distribuição.

A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, mas, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário . Por dia, a Cemig realiza, em média, cerca de 150 intervenções na sua rede de distribuição, o que significa aproximadamente 4.500 manobras por mês. O tempo de duração de uma interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço a ser executado, mas, duram apenas o tempo estritamente necessário.

O engenheiro Galdino da Silva Mendes Neto, do Centro de Operação da Distribuição da Cemig, explica para que serve esse procedimento. “O desligamento programado é a interrupção da energia elétrica para melhoria e expansão da rede de distribuição. Esses desligamentos são necessários para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários da Cemig que realizam os serviços. Aqueles clientes que possuem endereço eletrônico cadastrado na empresa são avisados por e-mail ”, afirma.

De acordo com Galdino Mendes, da Cemig, a empresa planeja para que as intervenções tenham menor impacto aos consumidores. “Quando possível, realizamos os serviços necessários sem desligamento da rede elétrica, aplicando a metodologia denominada Linha Viva, sem que os clientes percebam que houve alguma intervenção, já que não houve desligamento da energia. Entretanto, quando o desligamento é inevitável procuramos minimizar os transtornos à população em geral, exemplo disso é execução de serviços em áreas de movimento intenso (hipercentros) durante os fins de semana”, afirma. Já quanto à duração, depende do tipo de serviço a ser feito, como por exemplo uma troca de transformador, envolvendo substituição de poste e cabos, pode levar até cinco ou seis horas, pois o serviço é complexo e exige muito cuidado e atenção.

Durante os meses de menor incidência de chuvas, as equipes da Cemig executam os serviços programados de maior porte. De acordo com Galdino Mendes, é nesse período que as obras mais complexas são intensificadas e, portanto, é necessário desligar trechos maiores. “Aproveitamos essa época do ano porque o cancelamento dos serviços programados tem menor probabilidade de ocorrer, já que há menor incidência de ocorrências emergenciais. E essas obras reforçam o sistema elétrico para o período chuvoso, aumentando ainda mais a sua confiabilidade”, explica.

Antes de executar serviços de melhoria ou manutenção em que seja necessário desligamento da rede elétrica, a concessionária de energia emite um comunicado aos clientes que serão impactados. A Cemig faz isso dias antes da intervenção por diversos meios de comunicação. Os consumidores usuários de equipamentos de suporte à vida são comunicados também por escrito. Contudo, ressalta que a melhor maneira de o cliente se informar sobre os desligamentos programados da Cemig é por meio do cadastro de e-mail no Cemig Atende localizado site da empresa: www.cemig.com.br

“A Cemig notifica também por carta impressa, mas, se o cliente possui e-mail cadastrado na companhia, o aviso é enviado pelo endereço eletrônico, que é mais prático e ecologicamente correto”, afirma.

Dados atualizados

Os clientes da Cemig com dados atualizados têm algumas vantagens, como o recebimento de avisos de interrupções programadas por e-mail. “Nesses casos, a Cemig envia o aviso da intervenção programada, com antecedência mínima de 72 horas, informando a data, horário e duração em que suspensão é necessária, para que o cliente possa se programar”, ressalta Galdino Mendes. O diferencial é o recebimento da informação de forma imediata e segura, sem riscos de extravios ou recebimento tardio da informação.

Outra facilidade é o envio da conta de energia por e-mail, caso o cliente opte por esse serviço. Com a eliminação da entrega da fatura no endereço do consumidor, o cliente evita extravio e atrasos na entrega da conta, bem como a cobrança de multa e juros por atraso de pagamento. A fatura por e-mail contribui ainda para a preservação ambiental, já que evita a derrubada de árvores. O arquivamento e organização da fatura digitalizada enviada por e-mail também é muito mais fácil e simples.

Em relação às empresas, a Cemig recomenda que elas cadastrem no site Cemig Atende uma caixa de e-mail corporativo para que várias pessoas tenham acessos aos comunicados emitidos pela companhia e com isso garanta que o aviso possa ser lido e encaminhado às pessoas responsáveis por essa informação.