Sobre admin

Website:
admin has written 1035 articles so far, you can find them below.

Professor do UNIARAXÁ é destaque em eventos internacionais

Prof. Bruno e a Juiza da Comissão Interamericana - Flavia PiovesanProfissionais, estudantes e egressos do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ) têm garantido, cada vez mais, espaços em eventos nacionais e internacionais. O Professor e Coordenador do Curso de Direito da Instituição, Dr. Bruno Barbosa Borges, participou, recentemente, de dois eventos de âmbito internacional. Neles, o Professor Bruno levou sua experiência na área de Direito e construiu novos conhecimentos; os quais serão compartilhados com os estudantes e demais profissionais do UNIARAXÁ.

O primeiro evento aconteceu no último mês de agosto. O Curso de Formação em Sistema Interamericano de Direitos Humanos “Héctor Fix-Zamudio”, na Universidade Autônoma do México – UNAM, contou com conferências dos Juízes da Corte e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; e, oportunizou um diálogo entre professores de várias partes da América Latina; sendo o Brasil, representado pelo Professor Araxaense, Bruno Barbosa.

O segundo evento foi o Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizado no início deste mês, na Argentina. O local escolhido para o evento foi a Universidade Nacional de Rosário, onde o Professor Bruno realizou uma palestra para estudantes e sociedade civil. O evento é realizado por uma rede de investigadores latino-americanos e europeus; da qual o Professor do UNIARAXÁ faz parte. O encontro proporcionou, também, o diálogo entre sistemas de proteção aos Direitos Humanos.

“Tais eventos possibilitam uma troca de experiências única; pois, no mundo, globalizado em que vivemos, partilhamos muitos problemas comuns. Dialogar se torna a melhor ferramenta para a busca das soluções; e, também, para impulsionarmos a evolução dos Direitos Humanos. Além disso, é fundamental partilharmos aquilo que aprendemos; por isso, tenho esse compromisso com os estudantes e professores do UNIARAXÁ”, destaca o Professor.

Cemig divulga projetos selecionados de inovação que terão investimento de R$ 43 milhões

A Cemig divulgou na última quarta-feira (14/11), no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o resultado do Chamamento Público do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Cemig – Aneel 2018. Foram recebidas 129 propostas para as linhas de pesquisa e desenvolvimento publicadas e suas respectivas demandas tecnológicas prioritárias. Após as etapas de pré-qualificação e de avaliação de mérito, sete projetos foram classificados e validados para divulgação. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 43 milhões para o desenvolvimento desses projetos, que podem ajudar o setor elétrico a ser mais eficiente, a reduzir custos e oferecer um melhor serviço ao consumidor.

“Esses projetos selecionados promovem avanços tecnológicos que impactarão os produtos e serviços, tornando decrescentes os nossos custos, gerando novos negócios, com novos modelos de geração e consumo de energia”, explica o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo.

Esse chamamento público foi o primeiro realizado com a nova estratégia de investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Cemig, elaborada a partir do Plano Estratégico de Inovação de Tecnologia Digital, denominado Cemig 4.0. Ele consiste em três eixos fundamentais, chamados 3D: Digitalização, Descarbonização e Descentralização, que têm o objetivo de orientar os investimentos em P&D e acelerar as transformações tecnológicas dentro da empresa. “Com o Cemig 4.0 estamos nos preparando para um ambiente competitivo que tem como base a liberdade de escolha do consumidor”, afirma Camargo.

As propostas selecionadas vão buscar, no período de até 24 meses, soluções para as seguintes demandas tecnológicas: Assistente Digital para Busca Inteligente de Informações; Gestão Inteligente da Cadeia de Fornecedores; Automação Inteligente do Centro Sistema de Operação da Distribuição – COD do Futuro; Desenvolvimento do Centro de Gestão de Ativos da Cemig Distribuição; Inteligência Artificial aplicada ao Relacionamento com Clientes; Sistema Inteligente Integrado para Gestão dos Ativos da Cemig Geração e Transmissão; Sistema para Gestão Inteligente de Recursos Energéticos Distribuídos.

“Além de desenvolver o futuro da Companhia, o Cemig 4.0 visa também contribuir com o ecossistema de inovação de Minas Gerais ao fomentar a participação de universidades, fundações, empresas e startups”, conclui Camargo.

Tempestades de verão podem provocar acidentes com energia elétrica

Raios em BH - Demetrio Aguiar-CemigAlém das altas temperaturas, o verão do Sudeste brasileiro é caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a população deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, como a ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações.

Como o Brasil está localizado em uma zona tropical, o clima quente favorece a formação de tempestades. No país, é registrada uma das maiores incidências de descargas atmosféricas do planeta. Anualmente, mais de 1 milhão de raios são contabilizados em apenas em Minas Gerais, e essas descargas atmosféricas podem causar acidentes com a população e danos ao sistema elétrico.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig Demetrio Aguiar, alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queima e à segurança das pessoas. “Ocorre da seguinte forma: durante as chuvas, o raio pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica e chegar às residências por meio da fiação, podendo atingir os moradores. Mas é importante salientar que os equipamentos devem ser desligados antes da tempestade começar, pois há risco de choque elétrico se isso for feito durante a chuva”, explica o engenheiro.

Demetrio Aguiar alerta, ainda, para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano: “O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que leva inclusive à morte”.

As tempestades também podem causar rompimento de fios elétricos da rede de energia. Nesse caso, é imprescindível que todos se mantenham distantes do local. “Caso alguém se depare com um cabo partido, nunca deve aproximar-se ou tocar a fiação e, se possível, não deve permitir que outras pessoas se aproximem também.  Nestes casos, a recomendação é ligar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia”, destaca Demetrio

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

Veja outras dicas de segurança durante tempestades:

·             Durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, a antena de TV pode ficar desregulada. Se isso acontecer, não suba no telhado para ajustá-la, pelos riscos de queda, choque elétrico e de ser atingido por um raio.

·             Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o telefone sem fio ou o celular, desde que o aparelho não esteja conectado na tomada.

·             Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.